Água Boa

Y Ikatu Xingu chega à São Paulo Fashion Week

26.01.07

Em parceria com o Instituto E (de e-brigade) e a Luminosidade, o Instituto Socioambiental (ISA) acaba de lançar, na São Paulo Fashion Week, o novo site da campanha Y Ikatu Xingu e camiseta desenhada pela Osklen. As ações visam conscientizar e mobilizar o público em torno da proteção e recuperação das matas ciliares do rio Xingu.

Símbolo da diversidade biológica e sócio-cultural brasileira, o rio Xingu – que corta o norte do Mato Grosso e atravessa o Pará, desembocando no rio Amazonas - está seriamente ameaçado.

A maior parte de suas nascentes encontra-se em áreas de acelerado uso e ocupação de território. Algumas delas já secaram por causa do desmatamento e das queimadas. Para se ter uma idéia, até 2005, mais de 230 mil hectares de matas ciliares foram destruídas, na parte mato-grossense da bacia.

No total, somando Mato Grosso e Pará, a bacia  tem 51,1 milhões de hectares – o dobro do território do Estado de São Paulo – e abriga trechos ainda preservados de Cerrado e de Floresta Amazônica.

Para propor soluções de conservação e recuperação, nasceu, em outubro de 2004, na cidade de Canarana (MT), a campanha Y Ikatu Xingu, que reúne índios, pesquisadores, organizações da sociedade civil, produtores rurais, agricultores, movimentos sociais e governo, segmentos que tradicionalmente divergem no debate da questão ambiental, mas que resolveram adotar o princípio da responsabilidade socioambiental compartilhada, especialmente na questão da água.

Y Ikatu Xingu significa “Água boa, água limpa do Xingu”, na língua Kamaiurá.

Em 2007, o tema central da campanha será a semente: serão necessárias milhões de sementes, de várias espécies nativas, para sustentar o processo de recuperação das matas degradadas.

A região do Xingu é habitada por 18 povos indígenas, totalizando cerca de 10 mil índios, que fizeram do rio Xingu a base de sua sobrevivência e de sua cultura. Cerca de 5 mil deles, de 14 etnias diferentes, vivem no Parque Indígena do Xingu. A bacia também é a casa de 260 mil não-indígenas.

Como a São Paulo Fashion Week elegeu para sua primeira edição de 2007 o tema da sustentabilidade, a campanha decidiu lançar ali seu novo site, destacando as diferentes formas de participação disponíveis para quem quiser apoiar o movimento.

Paulo Fridman realizou, na quinta (25), fotos de personalidades usando a camiseta desenhada pela Osklen, que apóia a campanha.

Fridman é o autor da recente exposição “Retratos Falantes”, que reuniu fotos de gente anônima, instada a escrever frases sobre o futuro do Brasil e sobre seus sonhos.

No Espaço E também estão sendo apresentados, durante a SPFW, vídeos como o da Maloca Produções, filmado durante a estada de Gisele Bündchen na aldeia dos índios Kisêdjê, no Parque Indígena do Xingu.

Gisele, que apóia a campanha, transformou-se em repórter e registrou o cotidiano da aldeia.

Água Boa