Avon convida público a refletir sobre Afrofuturismo

Agência: J. Walter Thompson

26.11.18

A Avon apresenta uma reflexão sobre o movimento Afrofuturismo, que nasceu nos anos 1960 para retomar o passado e a ancestralidade dos negros na diáspora.

Rodado em Paraisópolis, na periferia da zona sul de São Paulo, o projeto foi cocriado pelo Hub Avon (J. Walter Thompson, Mutato e iCherry), coletivo Mooc (casting e produção) e os jovens do 20/20, programa de inclusão racial da J. Walter Thompson Brasil (planejamento estratégico, redação e edição), liderado por uma equipe formada principalmente por profissionais negros.

"Ter relevância e verdade em uma campanha só é possível quando criamos pontes e oportunidades para novos profissionais, quando damos espaço para trabalharem integrados aos que têm histórico e vivência na conta. Um processo colaborativo e genuíno onde o ouvir e aprender é o centro de tudo", defende Danilo Janjacomo, diretor de criação do Hub Avon.

Partindo do contexto dos jovens negros na sociedade atual e expondo o futuro que desejam para si, o vídeo (assista abaixo) busca incorporar elementos da cultura africana e propõe uma reflexão sobre afetividade, ressignificação, ancestralidade, corpo, futuro e Ubuntu (filosofia africana baseada no reconhecimento do ser a partir do coletivo em que está inserido).

Elementos culturais africanos permeiam todo o projeto: a música, assinada pelo artista brasileiro JLZ para o projeto, traz a batida eletrônica do Afrobeat, as roupas utilizadas no filme foram inspiradas no brilho e na alfaiataria do continente africano, além da maquiagem, que procura ressaltar os traços e tons de pele. A língua escolhida foi o Iorubá, remetendo à ancestralidade e religiosidade afrobrasileiras.

"Temos um compromisso com a inovação que é inegociável na Thompson. O 20/20 é um exemplo concreto da nossa verdade aplicada no dia-a-dia. Trazer novas narrativas e olhares diversos, pois a propaganda e o mundo pedem isso: que a comunicação de marcas esteja em total sintonia com o que as pessoas estão falando, querendo e consumindo", declara Ricardo John, CEO da J. Walter Thompson Brasil.

Ficha Técnica:

Título: Afrofuturo

Agência: J. Walter Thompson Brasil, Mutato e iCherry

Cliente: AVON

Produto: Color

CCO: Ricardo John

ECDs: Cassio Moron e Rodrigo Da Matta

Direção de Criação: Danilo Janjacomo e Renata Leão

Head of Art: Talita Cardozo

Heads de Mídia: Giovanna Venturelli

Redatores: Julia Machado, Vinicius Raft, Thamara Pinheiro, Ariane Polvani e Clecius Gonzaga

Diretores de Arte: José Oliveira, Dandara Hahn e Luiz Pulcini