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por Laís Prado

Mercado

Abusivo Tudo Isso

Alana incentiva público a assinar petição contra McDonald's

11
julho
2018



Depois que um consumidor de Brasília denunciou o McDonald's ao Ministério Público, pelo fato da rede vender sanduíches com brinquedos, o Instituto Alana, por meio do seu programa Criança e Consumo, inspirou-se na atitude para lançar a campanha “Abusivo Tudo Isso”, numa alusão à cadeia de fast food (referência à sua assinatura "Amo Muito Tudo Isso").

A ideia é convidar o público que discorde de "ações de direcionamento de publicidade abusiva ao público infantil" a assinar uma petição (aqui), denunciando o McLanche Feliz para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), do Ministério da Justiça, e enviar ao mesmo tempo uma cópia da mensagem para o serviço de atendimento ao consumidor do McDonald's.

"Nós recebemos, o tempo todo, mensagens em nosso site, redes sociais e e-mail, de pessoas indignadas com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças por esta rede de fast food. E a denúncia deste cidadão nos inspirou a criar uma ferramenta para que reclamações semelhantes cheguem a um órgão responsável por sua fiscalização. Queremos que as pessoas saibam do seu poder de mobilização e denúncia e que a empresa tome conhecimento do descontentamento gerado por suas ações", diz Ekaterine Karageorgiadis, advogada e coordenadora do Criança e Consumo.

Procurado pelo Clubeonline para se posicionar sobre o assunto, o McDonald's enviou o seguinte comunicado: "esclarecemos que nossa comunicação com os consumidores é feita com responsabilidade e segue rigorosos critérios internos e práticas do setor. Por exemplo, em 2016, reafirmamos um compromisso público iniciado em 2009 junto a entidades e empresas do nosso ramo para uma publicidade responsável de alimentos e bebidas para crianças e definimos, entre outras restrições, que não anunciamos em programas, veículos e/ou canais que tenham 35% ou mais de sua audiência composta por crianças menores de 12 anos. Além disso, há 10 anos adotamos voluntariamente um compromisso e código de ética próprios em comunicação publicitária de alimentos."