‘Always beta’

FCB em 'campanha mutante' para o Festival do Clube

14.09.17

A partir do conceito "always beta", em que o novo dura cada vez menos e se reinventar deixa de ser suficiente, a FCB Brasil assina uma "campanha mutante" para a edição de 2017 do Festival do Clube de Criação, que acontece a partir deste sábado, 16 de setembro, na Cinemateca Brasileira.

O pré-lançamento da comunicação foi marcado por manifesto assinado pelo presidente do Clube de Criação, Fernando Campos, declarando que "o tema do Festival deste ano ainda não estava pronto" (leia aqui).

Neste contexto, a sexta edição do evento apresenta a assinatura: "RE-RETHINK. RE-RELOAD. RE-REBORN. RE-RESTART. RE-RESET. RE-REFRESH."

A campanha é composta por "statements" que estampam pôsteres desenvolvidos com uma tipografia exclusiva e mutante (confira aqui), criada a partir da estrela do Clube, com centenas de variações de cada letra, formando frases como: "This is so last scroll", "Next is the new last", "Eu já tive essa ideia amanhã", "O novo só é novo a primeira vez que é novo", "Tudo está ficando velho tão rápido que eu já vi essa ideia antes de ver", "Early adopters are late" e "Where did you graduate? In the old school?".

"A campanha se transforma a todo momento. Um algoritmo foi criado para que os pôsteres sejam diferentes, matematicamente, por anos, se continuarem sendo exibidos. Nada é impresso porque o mutável se renova antes de conseguirmos tocá-lo", explica Romero Cavalcanti, diretor de criação da FCB Brasil.

Durante a última semana, pôsteres mutantes foram projetados em ações de guerrilha (aqui), em locais como no Museu da Imagem e do Som, na Praça Roosevelt, e Mirante 9 de Julho, no MASP, bem como em empenas de prédios residenciais e universidades. A iniciativa também poderá ser conferida durante o próprio Festival.

Além disso, a campanha é composta por peças para mobiliário urbano digital, banners, ações nas redes sociais, spots para rádio e um filme para mídia digital (assista abaixo).

A FCB assina toda a identidade visual do Festival.

Veja os pôsteres que integram a comunicação, em real time, aquiaqui, aquiaqui, aqui, aqui e aqui.

Confira a programação completa do Festival do Clube 2017, aqui.

Ficha Técnica (campanha):

Título: RE -
Produto: Clube de Criação
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fabio Simões
Diretor de Criação: Romero Cavalcanti
Diretores de Arte: Rafael Beretta, Juliana Utsch, Yan Esteves
Redatores: Romero Cavalcanti, Sofia Calvit, Nikola Salim
Assistente de Arte: Paulo Azevedo
Atendimento: Elton Longhi, Pedro Fuhrer, Vanessa Hannud, Isabel Lunardelli
Mídia: Fábio Freitas, Vinícius Loschiavo
Projetos: Suelen Mariano
RTV: Charles Nobili, Ricardo Magozo, Pedro Lazzuri, Mariana Golpian e Natasha Zaminiani.
Produtora: Saigon
Diretor: Silvio Cunha