Ásia

Diretor de arte da Africa expõe em SP

julho

O diretor de arte Rapha Borges, da Africa, apresenta a exposição fotográfica "Ásia", no Espaço Quadrado, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Integram a mostra, que segue até o final de julho, 11 fotos, selecionadas entre 30 que compõem o livro “Índia sem Cor”.

O criativo começou a fotografar quando viajou para rodar um filme de ficção na Índia.

Borges conta que comprou sua primeira máquina fotográfica profissional no aeroporto de Dubai, em conexão para Mumbai. "No avião até Mumbai, fui aprendendo mais sobre a minha recente aquisição. Estava ali apenas com a missão de compor uma pequena equipe que gravaria um filme de ficção na Índia a convite de um amigo", diz.

"Eu não tinha ainda a habilidade com a câmera necessária pra retratar tudo aquilo, todas aquelas cores, toda aquela gente. Mesmo assim, sem pretensão alguma de fazer ótimas fotos, fiz meu primeiro retrato de uma criança em Mumbai. Aquela foto me marcou", lembra.

O criativo conta que o "olhar cheio de significado" do pequeno naquela fotografia foi o que mais o "prendeu". "Tomei a decisão de fotografar em preto e branco, para captar somente detalhes, algo que realmente me tirasse do espaço e me colocasse dentro de uma cena, um gesto. E foi difícil, afinal a Índia tem direção de arte pronta, muita cor, um céu dourado", pondera.

"E foi assim que a Índia me fez fotógrafo. Até hoje olho para minhas fotos e me transporto para aquele momento. Aquele lugar tem esse poder de bagunçar a nossa cabeça. Depois disso estudei fotografia tentando correr atrás de toda teoria, e aprender ao máximo", completa Borges.

Serviço:

Espaço Quadrado – galeria de moda, arte e design.
Exposição Ásia – 11 fotos de Rapha Borges (de 30x30cm a 75x75cm)
Rua Tupi, 836 – Higienópolis – SP
Terça a sábado das 11h às 19h.
quadradoespaco@gmail.com