arrow_backVoltar

Brazucas / CCRJ

Site reúne experiências de brasileiros que estão no exterior

05.06.17

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) lança, nesta segunda-feira (05), o site Os Brazucas.

O projeto, idealizado pela diretoria da entidade, tem como proposta mostrar como funcionam agências em diferentes países (gestão de negócio, modus operandi, disciplinas de comunicação etc), além de buscar abordar o cotidiano dos profissionais brasileiros que trabalham por lá, destacando prós e contras de se viver em um país diferente de sua terra natal.

"A ideia é oferecer quase um curso sobre como é a propaganda lá fora. Mostrar não somente o que está acontecendo, em termos de trabalhos e criações, mas também os diferentes modelos de negócios em cada lugar: Miami é diferente de Dubai, que é diferente de outros lugares", observa José Luis Vaz, presidente do CCRJ.

O conteúdo será fundamentalmente baseado em vídeos, que profissionais brasileiros que atuam no exterior, convidados pelo CCRJ, irão enviar ao site.

Fábio Seild, diretor de criação da 360i de Nova York, é "padrinho" do projeto, segundo Vaz, e está entre os profissionais que participam da estreia, ao lado de Lucas Heck e Marcus Piccinini, diretores de criação da J.Walter Thompson Atlanta, de Stephania Hines, redatora da 72andSunny de Los Angeles, de Alexandre Bonfim, redator da Leo Burnett Doha, e de Hugo Veiga e Diego Machado, atualmente na AKQA São Paulo, mas que já tiveram experiências no exterior.

A plataforma está estruturada em três retrancas: "Brazucas na Cabeça", "Brazucas Por Aí" e "Brazucas na Área". A primeira trará vídeos realizados por vps e diretores de criação e profissionais de marketing. Em "Por Aí", diretores de arte, redatores, fotógrafos e diretores de cena irão falar sobre processo criativo e trabalhos produzidos. "Nossa ideia é ouvir desde um estagiário que está começando em uma agência gringa, até um nome  sênior", observa Vaz. Para compor o conteúdo desta área, estão sendo ouvidos "mais de 200 brazucas, em mais de 30 países", conta Vaz.

Por fim, a terceira área do site reunirá nomes que já trabalharam fora do Brasil e estão de volta, ou profissionais que ainda atuam no exterior mas estão de férias por aqui. Eles serão convidados a relatar suas experiências na "gringa" ao vivo, por meio de palestra em um auditório no Rio de Janeiro, São Paulo ou Curitiba, que será captada e depois exibida no site.

Depoimentos de Luis Tauffer, Executive Creative Director da Y&R Varsóvia (Polônia), Ian Guimarães, diretor de arte da FCB Lisboa, Carol Tristão, CMO da MoCoffee Los Angeles, André Felix, VP/Creative Director da Y&R Miami, Arthur Petrillo, diretor de arte da R/GA São Francisco, e Kenzo Mayama Kramarz, designer e DC do KMK Studio, de Londres, estão entre os nomes que estarão em breve no site.

Além do presidente, Vaz, o board do CCRJ é formado por Bob Ferraz, vice-presidente; pelos diretores Marcio Morgade, Renata Granchi e Daniel Brito, e pela profissional de atendimento Mariana Esteves.

 

Brazucas / CCRJ

/