arrow_backVoltar

Alcoólicos Anônimos

JWT mostra alcoólatra como 'paciente e doutor'

27.04.15

J.Walter Thompson criou para os Alcoólicos Anônimos (AA) campanha que busca romper com a percepção errônea de que o alcoólatra é culpado pelo próprio vício.

Com o conceito "A gente não vai te ajudar, a gente vai se ajudar", as peças se baseiam no fundamento do grupo: quando a pessoa ajuda outros a ficarem sóbrios, também atinge a sobriedade.

A comunicação, que reconhece o alcoolismo como uma doença, é composta por seis anúncios para mídia impressa e peças para mídia exterior, com ilustrações assinadas por Andres Sandoval.

“O que queremos é que o alcoólatra perceba que ele não é apenas o paciente dessa história. Ele também é o doutor, capaz de ajudar muitos outros alcoólatras a se manterem sóbrios. É uma campanha que empodera, em vez de vitimizar ou apontar dedos”, conta Mariana Borga, diretora de criação da J.Walter Thompson.

A campanha também conta com um book com essa nova abordagem, que será utilizado nas apresentações do AA em empresas, hospitais e demais instituições de saúde. O livro inclui os tradicionais 12 passos da entidade, na luta contra o alcoolismo.

Ficha Técnica:

Agência: J.Walter Thompson
Título: A gente não vai te ajudar. A gente vai se ajudar.
Cliente: Alcoólicos Anônimos
Produto: Institucional
CCO: Ricardo John
Head of Art: Fábio Simões
Direção de criação: Mariana Borga
Redator: Rodrigo de Castro
Diretor de Arte: Diego Limberti
Designer: Diego Limberti
Artista: Andrés Sandoval
Planejamento: Fernand Alphen, Isabella Mulholland, Stella Pirani.
Atendimento: Thiago Galdi, Priscila Freitas e Fábio Bastouly
Gerente de Projetos: Talita Chachamovitz
Mídia: Marcello Binda, Janaína Soares e Gabriela Ribeiro
Diretora de produção: Marcia Lacaze
Art Buyer: Ana Mello
Animação/edição: Marco Loschiavo
Produtor Gráfico: João Ricardo e Flavio Colella
Arte Final: Fernanda Fiore
Fotografia: Regis Fernandez
Aprovação: Silvio Magalhães, Jose Carlos Arantes, Esperdião Ferreira

Alcoólicos Anônimos

/