arrow_backVoltar

Campanha global

Volvo quer carros igualmente seguros para ambos os sexos

21.03.19

As mulheres são mais propensas a se ferirem em um acidente de carro, segundo dados da Volvo Cars, em parte porque os bonecos de teste de colisão masculinos são o padrão. E mesmo quando um boneco feminino está sendo usado, geralmente é apenas uma reprodução do outro, em menor escala. Como resultado, a maioria dos carros é mais segura para os homens.

Com o objetivo de mudar esse cenário, a equipe de Pesquisa de Acidentes da Volvo Cars compilou dados sobre acidentes reais desde a década de 1970, debruçando-se sobre eles em busca de entender melhor o que acontece durante uma colisão - independentemente do tamanho, sexo ou formato do corpo. Segundo a montadora, o esforço tornou possível que a Volvo projetasse seus carros de uma forma a proteger igualmente homens e mulheres.

Em nova campanha global assinada Forsman & Bodenfors, chamada "The E.V.A. Initiative" (Equal Vehicles for All), a Volvo  está, pela primeira vez, oferecendo esses seus conhecimentos sobre segurança em uma biblioteca digital, e incentiva toda a indústria automobilística a utilizá-los.

"Como uma mulher entrando em um carro, você supõe que está tão bem protegida quanto um homem", declara Sophia Lindholm, uma das criativas por trás da campanha. "Infelizmente, isso não é verdade para todos os modelos de carros - e é por isso que a Volvo quer destacar essa questão e realmente fazer algo a respeito", continua ela.

De acordo com a montadora, as diferenças anatômicas entre homens e mulheres são cruciais quando se trata de taxas de lesões em acidentes de automóveis. Não só em termos de peso e altura, mas também de massa e força muscular.

"Ao coletar dados por um longo tempo, foi possível identificar quais diferentes lesões surgem em acidentes para homens, mulheres e crianças", diz o dr. Lotta Jakobsson, especialista técnico sênior do Volvo Cars Safety Center.

No centro da campanha está este site, onde é possível baixar a pesquisa e ler mais sobre o projeto e sobre como a Volvo Cars está utilizando os dados coletados nos recursos de segurança de seus modelos.

A comunicação também inclui filme (assista abaixo), outdoor, peças para mídia impressa e estratégia digital.

Ficha Técnica:

ADVERTISER: Volvo Car Corporation

CLIENTS: Louise Ahlström

CREATIVE AGENCY
CREATIVE AGENCY: Forsman & Bodenfors

COPYWRITER: Hampus Elfström, Simon Lublin, Jacob Nelson

ART DIRECTOR: Karl Risenfors, Leo Dahl, Adam Ulvegärde, Sophia Lindholm

PLANNER: Trine Keller-Andreasen, Daniel Sjöstrand

STRATEGIST: Peter Gaudiano (Web)

PRODUCER: Lena Sellman

ACCOUNT EXECUTIVE: Katarina Klofsten, Ewa Edlund

WEB DESIGN: F&B Inhouse

ARTWORK: Martin Joelsson, Ingrid Arnsand Jonsson

ACCOUNT SUPERVISOR: Magnus Wretblad

PR: Maja Bredberg, Bjarne Darwall

MEDIA AGENCY
MEDIA AGENCY: Mindshare

PRODUCTION COMPANY
PRODUCTION COMPANY: New Land

EXECUTIVE PRODUCER: Erik Torell / Therese Engberg

DIRECTOR: Laerke Herthoni

DOP: Rasmus Videbaek

PRODUCER: Joel Rostmark

EDITOR: Johan Söderberg

CHOREOGRAPHY: Amy Gardner (Dancer)

POST PRODUCTION / VFX
COLOURIST: Simon Bourke @ Framestore

VFX SUPERVISOR: Joel Lindman

CG DIRECTOR: Laurent Clermont (Creative)

ONLINE: Rajdarn Elderado @ Chimney

SENIOR COLOUR PRODUCER: Chris Anthony @ Framestore

POST PRODUCER: Moa Looft @ Chimney (Online)

VFX EXECUTIVE PRODUCER: Anton Söderhäll @ Goodbye Kansas

VFX: Goodbye Kansas

VFX PRODUCER: Linda Öhlund @ Goodbye Kansas

FX LEAD: Filip Orrby

GRADE: Framestore

MUSIC
PERFORMER: Lapalux

MUSIC : Ninja Tune Ltd. / London (Master Rights), Just Isn't Music Ltd. / London (Publishing Rights)

SONG: “Without You (feat. Kerry Leatham)”

SOUND
SOUND COMPANY: Factory Studios

AUDIO PRODUCER: Lucy Spong @ Factory Studios

SOUND DESIGN & MIX: Jon Clarke @ Factory Studios

OTHER
CGI: Superstudios (CGI Stills)

Campanha global

/