Cannes Lions

CEO brasileiro deixa Festival

julho

Depois de pouco menos de dois anos, o brasileiro José Papa deixa a função de CEO do Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

Phil Thomaschief executive da Ascential Events e chairman do Cannes Lions, deverá assumir as responsabilidades de gestão do evento.

A saída de Papa ocorre depois de uma redução de cerca de 21% no número de inscrições no Festival este ano e de terem sido realizadas mudanças na edição de 2018 do evento (algumas aconteceram, outras ficaram só na promessa - aqui), em resposta à muitas reclamações de que a premiação teria "perdido o foco" e do lado extremamente "dinheirista" do festival.

Entre as novidades este ano, houve uma diminuição no número de dias dos Lions Festivals, que caiu de oito para cinco (na verdade seis) e uma estrutura de premiação simplificada (o que gerou muito desconforto aos delegados).

"Sabemos de nossos clientes que as mudanças no Cannes Lions foram um verdadeiro sucesso, mas também sabemos que isso trouxe implicações financeiras para o negócio", declarou um porta-voz da Ascential.

Papa assumiu os Lions Festivals em agosto de 2016, egresso da WGSN, que também é de propriedade da Ascential.

Em dezembro do ano passado, foi anunciado que Terry Savage, então chairman do Cannes Lions, deixaria o cargo (leia aqui).

Leia todas sobre Cannes, aqui.