Cannes Lions 2015

O que pensam os jurados (Guilherme Jahara)

28.05.15

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanha abaixo o que tem a dizer Guilherme Jahara, da F.biz, nosso jurado em Press.

1) Nome, cargo e há quantos anos comparece no Cannes Lions.

Guilherme Jahara, CCO (chief creative officer) da F.biz. Esta será a 14ª vez que participo do Cannes Lions.

2) É sua primeira vez como jurado neste Festival? Qual a importância deste convite?

Sim, esta é a primeira vez que participo como jurado em Cannes e confesso que estou muito feliz com isso. Afinal, Cannes é o principal festival de publicidade do mundo, onde as principais agências, holdings e executivos de comunicação se reúnem para discutir, apontar e premiar as melhores ideias, as mais criativas. Por isso, ter sido convidado a integrar o júri de Press foi importante para mim, pois sei que encontrarei colegas com visões diferentes e isso é extremamente enriquecedor para qualquer profissional.

3) Como você está se preparando para o julgamento?

Acompanho a imprensa nacional e internacional, pesquiso sobre como foram as últimas edições do Festival, reflito sobre os rumos da mídia impressa... Também tenho conversado com alguns amigos que já foram jurados em Cannes, sobre suas experiências. Mas sei que, por mais que eu me prepare, serei surpreendido, de um jeito bom. Afinal, as categorias e as dinâmicas do Festival mudam a cada ano. Ah! E criei um e-mail só para receber os trabalhos de Press: jahara.presscannes@fbiz.com.br. Galera, fiquem à vontade para me escrever!

4) Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?

Como ainda não vi todos os trabalhos que estão concorrendo em Press, prefiro não emitir uma opinião prévia sobre isso.

5) De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?

Como sempre, a expectativa é alta. A maioria das pessoas respeita a integridade e a força do nosso país em Cannes, especialmente em Press, categoria na qual somos líderes há anos.

6) O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?

O que me incomoda bastante no Festival são os inúmeros eventos que acontecem simultaneamente. Sempre fico com a sensação de estar perdido! Se tivessem menos eventos seria ótimo, mas eu entendo o lado da organização. Afinal, são tantos temas intrigantes e interessantes a serem discutidos em apenas uma semana que, realmente, fica impossível não coincidir uns com os outros.

7) Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?

No geral, são boas. Minha crítica é em relação à “palestra jabá”, na qual o palestrante só fala de si mesmo ou da própria empresa, e o conteúdo acaba perdendo a relevância. Em relação à infraestrutura, de uns anos para cá o evento tem ficado muito cheio e as filas são intermináveis! No ano passado, tive que assistir às palestras pelos telões dos anexos porque não consegui entrar nas salas.

8) O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?

Depende da celebridade. Se são pessoas que abraçam uma causa, como o Bono Vox, por exemplo, a participação agrega valor ao Festival. Agora se é apenas um rostinho bonito, não.

9) Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?

Até o dia 22 de junho, não vou conseguir assistir a nenhuma palestra porque estarei por conta do júri de Press. Mas dentre tantas opções, eu recomendo as palestras do Martin Sorrell [Sir Martin Sorrell, CEO da WPP] e do Ciaco [João Batista Ciaco, head de brand communication da Fiat], que é meu ex-cliente [Jahara atendeu Fiat quando trabalhou como diretor de criação executivo na Leo Burnett Tailor Made]. Outras palestras que me interessam bastante, por se tratarem dos meus atuais clientes, são do Jeffrey Moran, [SVP lifestyle marketing] da Pernod Ricard; Tom Buday, [vice-presidente sênior] da Nestlé; e do Keith Weed, CMO da Unilever.

10) Algo mais?

Vá lá, ganhe seu Leão e entorne todo o vinho nacional possível! (Risos) Brincadeira. Meu conselho é, para aqueles que forem ao Festival, inspirem-se! Cannes serve para inspirar e "pirar"!

Leia anterior, com as respostas do jurado Julio Anguita, da Babelaqui.

Cannes Lions 2015