Cannes Lions 2016

O que pensam os jurados (Cris Duclos)

27.04.16

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo e jurada de Creative Effectiveness.

1. Há quantos anos comparece ao Cannes Lions?
Há 12 anos.

2. É sua primeira vez como jurada neste Festival? Qual a importância deste convite?
Sim, é a primeira vez que tenho a chance de ver os bastidores do festival, conhecer com mais profundidade cada um dos cases (os que ganham e os que não), trocar experiências com os demais jurados e, principalmente, aprender com cada defesa e argumentação dos concorrentes.

3. Como você está se preparando para o julgamento?
Eu já acompanho 100% do que acontece em Cannes. O desafio agora é gerenciar o tempo para ler os cases com cuidado e atenção, já que minha categoria exige um trabalho prévio grande.

4. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?
Os trabalhos inscritos na categoria ainda não estão disponíveis, mas acredito que a avaliação vai depender muito da comprovação do resultado da ação. O legal da categoria Creative Effectiveness é a importância dada ao valor real que a criatividade trouxe para a marca e para a empresa. De outros anos, cases muito interessantes que gosto nesse sentido são o Like a Girl, de Always (aqui) e Nivea Doll (aqui).

5. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?
O Brasil sempre teve uma representatividade positiva no festival e espero, mesmo em um ano difícil, que mostremos nossa criatividade em superar a crise.

6. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse? Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?
Não mudaria nada, mas a estrutura do festival poderia ser ampliada de modo que todos os presentes pudessem aproveitar ao máximo tudo que acontece lá. Gostaria de ver mais cases realmente aplicados ao dia a dia das marcas. A comunicação tem esse poder.

7. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?
Sim, é sempre interessante ver um olhar diferente para o mercado.

8. Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?
Acredito que vai ser interessante poder ver o Spike Jonze falar de criatividade e criação de conteúdo, e as palestras sobre criatividade baseada em dados, como as da equipe do FlipBoard e da Pixar. Também quero muito ver empresas como PepsiCo, UNIQLO e Unilever falarem de suas estratégias de marca.

Leia anterior com entrevista com Jaakko Tammela, jurado de Product Design, aqui.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2016