arrow_backVoltar

Cannes Lions 2016

Ogilvy Vietnã devolve dois Leões

28.07.16

A Ogilvy & Mather Vietnã devolveu dois Leões conquistados durante a edição de 2016 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes: um de Prata em Direct e um de Bronze em PR.

Os prêmios foram abocanhados com o trabalho "Saving Africa’s last wild rhinos, by poisoning them" (confira o videocase, abaixo), criado para a ONG Rhino Rescue Project.

O escritório da Ogilvy informa que decidiu devolver os Leões depois que descobriu, por conta própria, que alguns elementos da campanha "não foram executados no mercado, como indicado no vídeo de inscrição", segundo comunicado da agência.

"Nós verificamos que alguns dos elementos da campanha criada para apoiar os esforços da ONG para reduzir a demanda dos consumidores vietnamitas por chifres de rinoceronte não foram executados no mercado, como indicado no nosso vídeo de inscrição no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

A Ogilvy & Mather pede sinceras desculpas tanto a nosso cliente quanto ao Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Estamos profundamente arrependidos por qualquer constrangimento que este erro de julgamento tenha causado.

Nossa agência tem uma longa história de trabalho pro bono para várias causas, incluindo a proteção de chifres de rinoceronte, mas nós não toleramos qualquer trabalho feito em oposição ao regulamento e orientações do Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

O nosso cliente, nesta campanha, em particular, juntamente com muitos outros grupos de conservação, está fazendo um trabalho importante para combater o problema da caça furtiva aos rinocerontes.

Nós acreditamos profundamente nesta causa e a Ogilvy Vietnã se comprometeu a continuar trabalhando em uma base pro bono para ajudar toda e qualquer ONG que compartilhe dessa crença.

Por isso, a agência será a anfitriã de uma mesa redonda sobre o tema, para a qual vai convidar ONGs e outras partes interessadas a discutir o problema contínuo do consumo de chifres de rinoceronte no Vietnã."

Depois de muita polêmica, a Grey de Singapura também devolveu o Leão de Bronze que abocanhou na categoria Promo & Activation, no Cannes Lions 2016, com o aplicativo "I Sea" (leia aqui, aqui e aqui). 

A brasileira AlmapBBDO devolveu Leões de Bronze conquistados com campanhas para Aspirina e CafiAspirina, da Bayer (leia aqui).

Com Agency Spy.

Cannes Lions 2016

/