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Cannes Lions 2017

Painel com Madonna Badger sobre igualdade emociona

22.06.17

Muita gente não conteve as lágrimas no painel sobre igualdade de gêneros da P&G: "Creativity and Responsability: Using our voices to promote Gender Equality". Cada hora que um novo filme aparecia na tela, o som de um choro era percebido no auditório. Era como se as mulheres vissem ali expostas suas próprias vidas. Olhando para pequenos detalhes que nem elas mesmas percebem que acontecem diariamente, consequência de valores e preconceitos arraigados em nossa sociedade. Em homens e mulheres. "Em todos os lares e países", como citou a premiada jornalista e CEO da Tina Brown Live Media, Tina Brown.

Ela foi a editora-chefe da Vanity Fair que, em agosto de 1991, publicou a famosa capa com a Demi Moore grávida de 7 meses, clicada por Annie Leibovitz (leia mais sobre no NY Times). "Eu pedi apenas foto da barriga e quando recebi aquela imagem tive certeza que tinha que publicar", lembra. A 'ousadia' foi super bem recebida e transformou a gravidez e as transformações que ela traz no corpo feminino em algo cool e fashion. "Foi impactante, transformador. Todas as celebridades passaram a mostrar suas barrigas na gravidez", conta.

"Nós temos poder nessa indústria para mudar", disse Sheryl Sandberg, Chief Operating Officer do Facebook. Esse é o ponto pra ela. "Make a change". Inspirada pelo filme #sharetheload (aqui), super premiado, inclusive em Cannes, Sheryl deixou claro que é preciso mudar pra poder transformar o mundo. E que mudar é dar exemplo. Ela pediu aos pais que sejam exemplo para suas filhas em casa. Que realizem as tarefas do dia a dia com igualdade: "mostre que você é diferente. Faça as coisas para que ela acredite em você. Ela precisa acreditar em você", pontuou. Outra provocação de Sheryl para os homens, que ecoou pelo teatro, mostrando como pequenas atitudes podem mudar o mundo foi: "Não desperdice flores, lave a roupa."

Uma das maiores vozes da igualdade de gênero e direitos das mulheres no mundo hoje, Madonna Badger, criadora do movimento "We are #womennotobjects" (veja o filme aqui) e embaixadora do See It Be It (leia mais aqui), também participou do painel. Foi para vê-la, aliás, que muita gente foi ao Palais na tarde desta quinta-feira (22). E, mais uma vez, como aconteceu em 2016, quando ela se apresentou sozinha em Cannes (leia aqui), Madonna Badger emocionou. A história trágica de quem perdeu as 3 filhas, a mãe e o pai num incêndio e decidiu lutar, em memória de suas meninas, para que a mulher não seja mais tratada como objeto, dá ainda mais força às suas palavras e atitudes. "Minha missão hoje é estar em meio a pessoas que podem causar uma transformação para mudar isso", disse.

Em apelo ao mercado para que pare de usar a mulher como objeto em suas campanhas e traga mais mensagens que mudem isso, Madonna provocou: "Precisamos olhar com o coração para nossas criações. É fácil, basta pensar: e se fosse minha filha, minha mãe, minha irmã ou eu mesma, isso seria ok? Se não seria, não faça."

Marc Pritchard, Chief Brand Officer da P&G, encerrou o painel com o vídeo #weseeequal, da P&G, como uma homenagem a essa luta que deve ser diária pela igualdade. Na saída, era possível ver pessoas no auditório enxugando lágrimas enquanto esperavam sua vez na fila para deixar o Lumière Theatre.

 

Rita Durigan

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.

 

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