Cannes Lions 2017

Presidente da Colômbia: criatividade é pensar o impensável

23.06.17

O que política tem a ver com criatividade? O que a indústria da publicidade pode aprender com a administração de um país como a Colômbia, que enfrenta a violência praticamente institucionalizada pelas guerrilhas e o tráfico de drogas? Estratégia, persistência e compromisso com a transformação.

Foi essa a mensagem do presidente da Colômbia e Prêmio Nobel da Paz 2016, Juan Manuel Santos, que falou aos delegados do Cannes Lions na tarde desta quinta-feira (22). "A Paz é algo que leva tempo pra acontecer. Precisa ser persistente. E essa é minha missão", disse.

Segundo ele, que no final do ano passado assinou um acordo revisado de Paz com o líder das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) Rodrigo Londõno, a Colômbia está mais tranquila hoje do que se poderia imaginar há dois anos. Mas enfrenta o poder das fake news, que espalham medo e não ajudam no desenvolvimento do país. "As pessoas acreditam que não podem viajar para a Colômbia por causa do tráfico, mas vão aos Estados Unidos onde a maconha é legalizada em sete estados e onde muitas pessoas enfrentam problemas sérios com drogas", comentou. "A Colômbia é o país que mais sofre nessa guerra mundial contra as drogas e estamos propondo que o mundo discuta uma nova estratégia de paz".

Juan Manuel Santos está de olho também em grandes ideias que ajudem e suportem mulheres. "Elas precisam de atenção porque são as mais prejudicadas com os conflitos. Quando você pergunta para uma mãe se ela prefere o filho na reabilitação ou na cadeia, ela prefere na reabilitação. O politicamente correto ainda é que ele vá pra cadeia. Você tem que mudar o sistema pela pacificação", disse.

Seu trabalho, ao contrário do que possa parecer, envolve muita inteligência e criatividade. "Inteligência e criatividade é pensar o impensável. É isso que estamos tentando fazer".

Foi aplaudido de pé.

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.

Cannes Lions 2017