Cannes Lions 2017

Mario Testino diz que 'fórmula secreta' é 'saber escutar'

23.06.17

aceitação sobre quem você é e a importância de saber ouvir foram alguns dos temas abordados pelo fotógrafo peruano Mario Testino, em bate-papo com Elaine Welteroth, editora chefe da Teen Vogue, durante o Festival de Criatividade de Cannes.

Famoso por ter clicado campanhas para marcas como Gucci, Burberry, Versace, Chanel e Michael Kors, Testino também discutiu a longevidade de sua carreira como parceiro criativo no universo da moda.

Ele tem 62 anos e contou que ser fotógrafo da área, no mercado de luxo, foi um grande desafio, no início: sequer admitia sua nacionalidade peruana em um campo dominado por fotógrafos europeus e norte-americanos. "Me sentia um ser estranho nesse universo, por ser peruano", confessou.

Apesar de ter "gastado muito tempo tentando se encaixar", ele atribui o desenvolvimento de seu trabalho justamente ao fato de ter assumido sua origem latina, permitindo que criasse um estilo próprio e autêntico. "Ame quem você é. Eu não sou inglês, não sou francês, sou peruano, e quanto mais me aceito, mais aproveito meu trabalho. Eu aconselharia isso às empresas também: sejam fieis a vocês mesmas".

O fotógrafo contou que como é "bom em matemática, que é uma mistura de criatividade e fatos", aplica isso ao seu trabalho. "Eu busco entender o que a empresa está tentando dizer e reduzir isso a uma imagem, para que o público compreenda o que é aquela companhia", explicou. "Quando eu vou a um cliente, não gosto de oferecer muitas possibilidades. Eu sou muito claro em dar uma direção, e não acho que eles gostem de ter muitas opções".

Quando questionado sobre a "fórmula secreta" por trás da "mágica" que há em suas imagens, ele respondeu: "eu escuto. Eu entro no mundo das pessoas e das marcas e aplico meus conhecimentos e experiência, então posso oferecer-lhes a sua própria imagem. A maioria das pessoas se surpreende quando me sento e as ouço".

Testino participa de todas as etapas dos projetos em que trabalha, desde a pré-produção até a pós-produção.

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.

Cannes Lions 2017