Cannes Lions 2017

Lévy e Christine Legarde: criatividade é sobre assumir riscos

23.06.17

Há décadas à frente do terceiro maior grupo de comunicação do mundo, Maurice Lévy ainda é a personificação da marca Publicis. Mesmo sabendo que não é mais dele o cetro de comandante geral do grupo francês, alguns delegados que foram ao seu tradicional e sempre lotado painel de Cannes, no teatro principal do Palais, esperavam que ele se manifestasse sobre o anúncio de seu sucessor, Artur Sadoun. Na quarta-feira (21), o novo CEO do Publicis Groupe revelou que suas agências ao redor do mundo não irão participar de nenhuma premiação nos próximos 12 meses (leia mais aqui).

Lévy contudo seguiu o roteiro da conversa com sua convidada Christine Lagarde, diretora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).  "Você sabe que estou aqui por ter sido um convite seu", disse ela, ao ser apresentada para a plateia. O tema: "Can creativity change the world?"

Advogada por formação, ela trocou a bem sucedida carreira por uma ainda mais destacada trajetória política na França. Quando indicada para o Ministério da Agricultura e Pesca, em 2007, passou a estudar muito e assumiu os riscos. "Eu dedico minha vida aos estudos, muitas vezes descobrindo novos campos. Economia e finanças são meu campo de domínio, mas não são os únicos", reforçou.

Ela assumiu que o papel de um advogado é dar todos os "nãos" que podem ser possíveis por trás de uma ideia. E que a atividade criativa é feita para transgredir. "Criatividade pode transgredir a lei?", perguntou Maurice Lévy. Para Lagarde, "Criatividade é sobre assumir riscos".

Como representante das mulheres que chegaram ao poder e têm nas mãos a chance de transformar a sociedade, ela disse que foram muitos passos para chegar onde chegou. Já ouviu que tinha ido para uma reunião para 'servir café'. "Continuo lutando pelas mulheres porque, sem dar espaço a elas, estamos desperdiçando talentos", disse. Ela não é a favor de excluir homens para valorizar mulheres, mas da igualdade. "Precisamos restaurar a confiança de ambos, homens e mulheres", disse. E deixou uma frase ecoando na atmosfera que embala a maioria esmagadora dos painéis do festival este ano: "Let's women shiny for good!"

Lévy pontuou alguns encontros importantes que teve com ela e a deixou brilhar. Em abril deste ano, ele foi anunciado como primeiro chairman honorário da Cannes Lions School, que reúne toda a programação de desenvolvimento e aprendizado do festival (saiba mais aqui).

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.

Cannes Lions 2017