Cannes Lions 2017

O que pensam os jurados – Miriam Shirley (Publicis)

16.05.17

Criada em 1999, Media Lions é uma das categorias mais disputadas do Festival de Cannes. São tantas inscrições que a organização decidiu adotar neste ano um modelo diferente de julgamento. Ou seja, dividiu os trabalhos entre antes e durante o Festival. Para a seleção do shortlist, foi montado um júri específico para analisar os candidatos semanas antes do Cannes Lions – o mesmo foi feito para Promo & Activation e Direct. As três premiações são as que normalmente têm mais inscrições, depois de Outdoor e Print & Publishing.

No júri presencial – presidido por Mike Cooper, CEO global da PHD Worldwide –, quem representa o Brasil é Miriam Shirley, vice-presidente de mídia da Publicis. Atenta a discussões e debates em eventos como o SXSW, ela aponta algumas tecnologias que podem se destacar no Media Lions: realidade virtual, inteligência artificial e aplicativos com experiências de imersão. “Mas precisamos ver o quanto disso já ultrapassa a esfera do entretenimento e vem sendo aplicado em cases que trazem resultados reais”, diz Miriam. Leia a entrevista com a jurada de Media logo abaixo.

Em 2016, o Brasil conquistou 6 Leões, sendo um de Ouro e os demais de Bronze (veja aqui os ganhadores). No ano anterior, o país obteve 4 Leões. E em 2014, 9, mesmo número de prêmios conquistados em 2013. O Grand Prix de 2016 foi para o McWhopper, case do Burger King que teve os envolvimentos das agências Y&R Nova Zelândia, Y&R Media Nova Zelândia, David Miami e Flying Fish Nova Zelândia (mais detalhes aquio vídeo da campanha está mais abaixo). Para ler sobre os critérios do Media Lions ou sobre as subcategorias da premiação, acesse aqui.

Festival Internacional de Criatividade acontece entre os dias 17 e 24 de junho. Confira a composição de todos os júris aqui.

Leia também o bate-bola com Fernando Machado, head of brand marketing do Burger King e jurado de Creative Effectiveness. O Clubeonline irá publicar ao longo dos próximos dias entrevistas com os demais jurados do Brasil.

Para acompanhar o noticiário completo sobre o Cannes Lions 2017, clique aqui.

1. Nome, cargo e ­­­­­há quanto tempo comparece ao Festival de Cannes.

Miriam Shirley, vice-presidente de mídia da Publicis. Já estive em Cannes três vezes.

2. Este ano, júris estão reduzidos, uma decisão para melhorar a qualidade dos debates (de acordo com a organização). Como avalia o papel do jurado? Que desafios ele enfrenta?

O jurado de Cannes tem uma responsabilidade enorme com todo o mercado e com o público. Ao selecionar as peças mais relevantes do mundo em sua categoria, ele ajuda a definir as principais tendências da comunicação e também a reconhecer agências, anunciantes, veículos, produtoras, enfim, todos os players do segmento que vêm desenvolvendo um trabalho de excelência e que, dessa forma, ajudam a movimentar a economia e a influenciar o comportamento dos consumidores.

3. O que já conseguiu acompanhar da sua categoria? Resultados em outros festivais? Tendências da área? Campanhas que têm se destacado no mercado, nas redes sociais e na mídia especializada?

Acompanho e procuro absorver tudo o que posso, do que é mostrado no SXSW aos breaks do Super Bowl. Para mim, realidade virtual, inteligência artificial, apps com experiências de imersão são algumas tendências. Mas precisamos ver o quanto disso já ultrapassa a esfera do entretenimento e vem sendo aplicado em cases que trazem resultados reais para os clientes.

4. O que espera da participação do Brasil no Cannes Lions?

Espero que o país leve mais trabalhos que conciliem o uso inovador das plataformas de mídia com bons resultados para os clientes. Isso nos permitiria ter um melhor desempenho em categorias como Innovation, Media e até Titanium.

5.    Se tivesse o poder de mudar algo em Cannes, tanto na premiação quanto no conteúdo, o que seria?

Acho que a organização do festival tem sido muito feliz em atualizar o evento ao longo dos anos para que ele mantenha a sua relevância depois de tanto tempo. A Discovery Zone do Innovation Lions, por exemplo, para mim, é uma das grandes atrações do festival: uma área que reúne startups do mundo todo. Se eu pudesse não digo mudar, mas sugerir algo para Cannes seria exatamente isso: empenhar mais esforços em lançar esse olhar para o futuro.

Cannes Lions 2017