Cannes Lions 2017

O que pensam os jurados – Roberto Coelho (Satélite Áudio)

26.05.17

"Esta não é uma categoria de ideias, mas de execução", pontuou a presidente do júri de Film Craft do Cannes Lions 2016, Laura Gregory, da Great Guns. Na categoria estabelecida em 2010, excelência é a meta. Como a organização define, Film Craft celebra “a arte na tela”, a técnica excepcional. No ano passado, o Grand Prix corroborou essas propostas: o vencedor foi “Rule Yourself”, filme da Droga5 para a Under Armour, que mostrava a dura rotina de treinos do nadador Michael Phelps (veja o filme mais abaixo).

O Brasil não conquistou Leões em 2016 (leia mais aqui), mas o jurado Roberto Coelho, sócio-fundador da Satélite Áudio, acredita que neste ano o país poderá se sair melhor, pelo que vem acompanhando na categoria. Em 2015, o Brasil teve um desempenho excepcional, uma das palavras valorizadas pelo Film Craft: foram nove Leões. No ano anterior, porém, também havia saído de Cannes sem prêmios.

Entre as campanhas que têm se destacado em premiações recentes, Coelho chama atenção para duas: “The Escape”, da Geisel Productions para BMW (clique aqui para saber mais sobre esse filme que faz uma homenagem à campanha “The Hire”), e “We’re the Superhumans", do Channel 4, feita pela 4creative para os Jogos Paralímpicos do Rio (mais detalhes aqui). O canal inglês conquistou o GP de Film Craft de 2013 pela campanha “Meet the Superhumans”. “Ambas são peças primorosas em suas execuções e ideias”, afirma o jurado brasileiro.

Quem preside o júri da categoria é Robert Galluzzo, fundador e diretor executivo da Finch, Austrália. Para saber mais detalhes sobre Film Craft, acesse o link  do Cannes Lions.

Festival Internacional de Criatividade acontece entre os dias 17 e 24 de junho. Confira a composição de todos os júris aqui.

Clubeonline está publicando entrevistas com jurados do Brasil. Leia o que já saiu: Fernando Machado (Burger King/ Creative Effectiveness), Miriam Shirley (Publicis/ Media), Marcelo Pascoa (Coca-Cola/ Entertainment), Mario D’Andrea (Dentsu Brasil/ Radio), Celio Ashcar (Aktuellmix/ Promo & Activation), Mario Narita (Narita Design/ Design), Rafael Pitanguy (Y&R/ Mobile), Gabriel Araujo (Ketchum e Little George/ PR) e Claudio Lima (Ogilvy/ Print).

Para acompanhar o noticiário completo sobre o Cannes Lions 2017, clique aqui.

1. Nome, cargo e há quanto tempo comparece ao Festival de Cannes.

Roberto Coelho, sócio-fundador da Satélite Áudio. Compareço ao Festival desde 2009.

2. Este ano, júris estão reduzidos, uma decisão para melhorar a qualidade dos debates (de acordo com a organização). Como avalia o papel do jurado? Que desafios ele enfrenta?

O papel do jurado deve ser o mais imparcial possível. O principal desafio é descobrir a relevância de cada peça, respeitando as diferenças culturais e estilísticas. Obviamente que, quando a ideia tem um caráter universal, ela tende a ser mais valorizada, pois atinge rapidamente o objetivo de chegar ao maior número de pessoas. Acredito que o trabalho tem se tornado mais complexo devido à quantidade de subcategorias. Só em Film Craft, por exemplo, são 12, o que torna o julgamento ainda mais desafiador.

3. O que já conseguiu acompanhar da sua categoria?  Resultados em outros festivais? Tendências da área? Campanhas que têm se destacado no mercado, nas redes sociais e na mídia especializada?

Algumas peças têm se destacado muito, como o filme do Channel 4, da Inglaterra, para os Jogos Paralimpicos: “We’re the Superhumans". Outro que me chamou muito a atenção foi o filme “The Escape” da BMW [veja os vídeos mais abaixo]. Ambas são peças primorosas em suas execuções e ideias.

4. O que espera da participação do Brasil no Cannes Lions?

O Brasil é um país muito criativo. Isso vem sendo mostrado ao longo dos anos pelas respostas em festivais mundiais, sendo Cannes o mais importante. Acredito que a gente tenha fortes candidatos a Leão este ano, pelo que tenho acompanhado tanto na categoria Film Craft quanto em outras categorias.
5. Se tivesse o poder de mudar algo em Cannes, tanto na premiação quanto no conteúdo, o que seria?

Acho que Cannes poderia se inspirar em outros festivais, como o SXSW, que tem toda uma grade paralela de shows, ou o D&AD e o Ciclope que tem uma categoria específica de videoclipes em suas edições.

Laís Prado

Cannes Lions 2017