Cannes Lions 2018

Os Leões brasileiros em Digital Craft

20.06.18

O Brasil conquistou Ouro em Digital Craft com Rickyy Brasil, da Ogilvy para a Forbes. A campanha rendeu ainda um Bronze à agência. No ano passado, a AlmapBBDO obteve Ouro e Bronze com o case Nosferatu, para Getty Images (leia mais aqui).

O Grand Prix foi para Isobar de Nova York por Aeronaut VR, uma experiência musical com realidade virtual criada para Billy Corgan, vocalista da banda Smashing Pumpkins.

Na categoria, foram 5 Leões para o Brasil – além dos mencionados acima, há mais um Bronze para a Ogilvy, com VR Vaccine (Hermes Pardini) e 2 para a Grey, por The Canceller (Reclame Aqui) - a lista das campanhas mais abaixo. O país somou 10 finalistas (confira o shortlist aqui).

No total, foram distribuídos 27 Leões: 4 Ouros, 8 Pratas e 15 Bronzes.

Como todos os Ouros da categoria, o case da Forbes chegou a ser discutido para Grand Prix, mas, na comparação com o vencedor do GP, sua implementação não atingiu a sofisticação do trabalho da Isobar de Nova York – sem demérito nenhum para a campanha brasileira. Pelo contrário. É preciso destacar a posição obtida pela Ogilvy na disputa com players vindos de mercados bem amadurecidos em relação ao digital.

A performance geral do Brasil foi boa. O país não teve tantas inscrições. Entre as peças brasileiras, havia criativas, mas nosso foco estava na execução”, contou Saulo Rodrigues, diretor executivo de criação da R/GA, revelando que alguns cases não foram adiante justamente pela implementação.

Na visão do júri, uma ideia bem feita sem ter uma boa implementação seria como ter uma bela execução sem ter uma ideia perfeita.  O que eles buscaram, portanto, era a união desses dois pontos. No caso de Rick Brasil, a tecnologia empregada não foi o principal diferencial. Segundo Saulo, a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) tem sido usada frequentemente no formato pergunta e resposta. Ou seja, num modelo quase chatbot.

Na campanha da Forbes a AI serviu para montar um personagem e contar uma história. A tecnologia serviu ao storytelling. E esse aspecto levou o case para o Ouro, em meio a outros Leões dourados conquistados por agências americanas.

Os Leões do Brasil em Digital Craft:

- OURO – Ricky Brasil – Ogilvy - Forbes

- BRONZE – VR Vaccine – Ogilvy – Hermes Pardini

- BRONZE – Rick Brasil – Ogilvy - Forbes

- BRONZE – The Canceller – Grey – Reclame Aqui

- BRONZE – The Canceller – Grey – Reclame Aqu

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018