Cannes Lions 2018

Algumas das apostas em Innovation

20.06.18

Uma categoria muito disputada no Cannes Lions é Innovation, cujos jurados este ano são liderados por Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da Apple (e que já esteve conosco no Festival do Clube de Criação em 2015, quando era CCO global da Grey, leia aqui).

Os trabalhos que concorrem a Leão nessa categoria estão mergulhados nas mais recentes tecnologias e são impulsionados por dados. Serão definidos como vencedores aqueles que efetivamente estão remodelando as comunicações, em um cenário mundial cada vez mais sofisticado.

O shortlist, anunciado na semana passada, tem 21 trabalhos (dois deles brasileiros, leia aqui), que abordam todos os tipos de inovação.

O site da Adweek ressalta que, esse ano, diferentemente de anos anteriores, há cases não apenas norte-americanos, mas uma ampla gama de projetos vinda de diversos países: além do Brasil, a lista traz iniciativas do México, Colômbia, Suécia, Holanda, Reino Unido, França, República Tcheca, Alemanha e Líbano.

Abaixo estão cinco campanhas selecionadas pela publicação, uma em cada subcategoria, que podem conquistar Leões este ano.

Innovative Technology
Google, “My Line Powered by Google
Agency: MullenLowe SSP3, Bogota
Na Colômbia, muita gente que vive em regiões remotas ainda não tem acesso à internet ou a smartphones. A tecnologia "My line" permite que as pessoas com telefones tradicionais possam ligar para um número local para acessar o Google Assistant para obter as informações que precisam.

Applied Innovation
Adobe, “The Original Brushes of Edvard Munch
Agency: Abby Priest, Stockholm
A Adobe fez uma parceria com o Munch Museum em Oslo para recriar versões digitais dos pincéis originais de mais de 100 anos usados ​​pelo pintor Edvard Munch, mais conhecido por seu famoso trabalho “O Grito”.

Technological Development
Haptic Gloves, “Touching Masterpieces
Agency: Geometry Global, Prague
Esta experiência VR, com a National Gallery de Praga, permitiu que deficientes visuais experimentassem esculturas icônicas no espaço virtual, usando luvas hápticas de VR especialmente adaptadas. Dessa forma, obras como David, de Michelangelo, e Vênus de Milo foram reveladas a um público inteiramente novo.

Early Stage Technology
Bongiovi Aria, “Aria
Agency: JWT, New York
Este novo estetoscópio digital tem suas raízes na música - a empresa Bongiovi Acoustic Labs foi fundada pelo produtor e engenheiro Tony Bongiovi (primo de Jon Bon Jovi). Aprimorando uma tecnologia que não é atualizada desde o início dos anos 1800, a empresa fez uma parceria com a J.Walter Thompson de Nova York para criar uma solução mais precisa.

Business Transformation
The Metropolitan Police Force, “The World’s Largest Digital Police Force"
Agency: Globant, London
O objetivo deste projeto é conectar e envolver melhor o público por meio de múltiplas plataformas, digitalmente.

Com Adweek.

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018