Cannes Lions 2018

Product Design: mais um GP para a Colômbia

21.06.18

A Colômbia conquistou o Grand Prix de Product Design com um case que fornece energia solar para populações que, antes disso, não tinham eletricidade em suas casas. Kingo, nome do serviço, foi inscrito pela companhia Kingo Energy e pelas agências Ogilvy da Colômbia e a Ogilvy da Guatemala.

A empresa fornece um equipamento que se conecta a painéis solares e pode ser acionado pelo celular. Rei Inamoto, fundador da Inamoto & Co, um dos jurados de Product Design, destacou que o projeto resolveu um problema fundamental que afeta uma larga porção do mundo: a falta de acesso à eletricidade. O case teve grande escala. “As verdadeiras grandes ideias deveriam transformar o que existe para as elites em algo acessível para todos”, disse.

Como observou Inamoto, o bom design é um trabalho complexo que se torna simples a resolução de um problema. Essa característica foi cumprida pelo projeto da Kingo.

Inamoto afirmou ainda que a competição de Product Design está em sua infância, em comparação a muitas categorias do Cannes Lions. Por isso, surgem algumas questões importantes na área.  “O conflito fundamental é: a publicidade serve a marcas, mas produtos servem a pessoas. Muitas das inscrições são de campanhas feitas com propósitos promocionais. E algumas delas não estavam focadas no usuário, e sim na marca”, comentou. Para ele, a categoria tem potencial de crescimento.

Foram distribuídos 13 Leões em Product Design. O Brasil não conseguiu emplacar cases no shortlist.
#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018