Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Cannes Lions

Cannes Lions 2018

Olho na agenda: conteúdo dentro e fora do Palais + a Copa

16
junho
2018



O Festival de Cannes está mais curto e concentrado. Todo dia vai ter premiação. E ainda haverá sessões diárias com a “defesa” de cases finalistas em três prêmios: Innovation (categoria que, desde seu primeiro ano, tem uma fase de argumentação e esclarecimento de dúvidas do júri), Glass e Titanium, que passam a seguir o modelo de apresentação ao vivo, como contamos no início de maio (“O que mudou e o que ainda falta anunciar). Mas a semana na Riviera Francesa também não estará restrita ao Palais des Festivals, claro. De espaços na praia ou na Croisette a iates – escolha, por exemplo, da Accenture Interactive –, players do mercado de comunicação costumam organizar encontros de networking e de conteúdo que vão além da programação do festival.

Em fevereiro e em abril, o Clubeonline informou alguns dos highlights da edição deste ano do Cannes Lions (leia aqui e aqui), mas diversos painéis importantes foram anunciados depois. Entre eles, o de duas referências da indústria de comunicação que eram ausências, mas que deixaram de ser. Explica-se. No momento do anúncio de suas primeiras atrações, a grade do Festival não contemplava o tradicional Cannes Debate, comandado por Martin Sorrell, fundador do Grupo WPP.

Agora, Sorrell, que renunciou ao cargo de CEO e enfrenta acusações de "má conduta", estará em Cannes em um painel que discutirá o futuro da publicidade com o jornalista Ken Auletta, colunista da The New Yorker (mais detalhes aqui). Neste mês, Auletta lançou o livro Frenemies: The epic disruption of the ad business (and everything else), que será tópico desse encontro marcado para sexta-feira 22.

Quem estava fora, mas também não está mais é o Publicis Groupe. A holding, que anunciou no Festival do ano passado, que ficaria fora de premiações durante um ano, irá apresentar a plataforma Marcel no dia 19 (leia mais aqui). O Publicis conta que o convite partiu da organização.

Dentre os nomes famosos fora da publicidade, dois convidados de peso foram anunciados: o britânico David Attenborough, conhecido globalmente pelas produções focadas na natureza, e o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister de Game of Thrones. Os dois vão dividir as atenções no painel “Can Creativity Save Our Wildlife? Global Announcement of Lion’s Share”, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, na quinta-feira 21.

Fora do Palais – e da programação oficial –, outros debates poderão ser vistos. No Havas Café, notório ponto de encontro dos participantes do Festival, haverá transmissão de algumas partidas da Copa (entre elas, o confronto entre Brasil e Costa Rica, na sexta-feira 22). Na parte de conteúdo, um dos painéis terá a brasileira Gisele Bündchen. Ela estará no debate “Clash of the titans: fashion vs environment”, na terça-feira 19, que terá a participação também da modelo, atriz e produtora indiana Dia Mirza e da italiana Chiara Ferragni, uma das influenciadoras de moda mais badalada das redes sociais (tem mais de 13 milhões de seguidores no Instagram).

Não vai dar para ver Gisele nesse dia? Ela volta na quarta-feira para outra discussão: “Turning fans into champions”, desta vez com a participação da cantora inglesa Ellie Goulding. A programação do Havas Café ocupa a semana inteira do Festival.

Anunciante do ano, o Google terá em seu espaço, Google Beach, uma semana de intensas atividades. Serão desde debates como “How can Machine Learning help creativity?” (na quinta-feira) até demonstrações de plataformas como o Google Assistente, mais transmissão do jogo Inglaterra x Tunísia e sessions promovidas pelo YouTube. Alguns encontros só poderão ser acessados com convite, como o painel que reunirá executivos do Google e do YouTube, entre eles Robert Wong, vice-presidente do Google Creative Lab, na quarta-feira 20.

A Vice é mais uma empresa com programação própria. Serão quatro dias – segunda a quinta – com conteúdo promovido pela Vice e pela Virtue, a agência criativa estabelecida pela companhia. Uma das atrações do espaço montado pela Vice é o lançamento do livro The Art of Branded Entertainment, na terça, que foi escrito pelo júri de Entertainment do Festival do ano passado. Entre seus autores está PJ Pereira. Pela Virtue, um dos destaques é o debate “The teory of impartance”, que discutirá na quarta-feira como o marketing precisa ser culturalmente relevante.

Outro exemplo é o da iProspect, que criou a programação Changing isn’t waiting for you, com uma série de painéis que acontecerão na DAN Beach House. Entre os debates estão “Truth in an era of deception”, marcado para terça-feira, com a participação de Mark Thompson, presidente e CEO do jornal The New York Times. Outro painel, “Can A.I. tell you a secret?”, colocará a inteligência artificial no centro de um debate que contará, na quarta, com executivos do Google, da Microsoft, do NY Times e da Accor Hotels.

Um Girls' Lounge é a proposta da Oath em Cannes, no hotel Martinez. A companhia preparou também um espaço mais focado em esportes, o Yahoo Sports Lounge. O CEO da Oath, Tim Armstrong, estará em um painel, “Male Allies”, na quarta, para discutir como homens podem ser aliados do movimento feminista nas empresas americanas. No debate estará ainda Michael Roth, chairman e CEO do Interpublic.

Como se vê, além do Palais, há muito conteúdo nos espaços montados pelas empresas ao longo da Croisette. E também muitas oportunidades de relacionamento com líderes de outros segmentos da indústria. Será possível até rever um nome que já frequentou muito Cannes e que decidiu se afastar do mercado para se aventurar em outros projetos. Quem pensou em Marcello Serpa, acertou. Como declarou em seu perfil no Instagram, ele participará do evento inOut Cannes ArtExhibition, em cartaz entre os dias 19 e 22 no número 122 da Croisette (mais detalhes aqui).

Além de Serpa, outros nomes conhecidos da publicidade estarão lá, como Susan Credle (CCO global da FCB), Alma Har’el (fundadora do movimento Free The Bid), Leo Macias (CCO da DDB Colômbia) e Fernando Machado (CMO global de Burger King), mostrando trabalhos artísticos. Em formato pop-up, a exposição é realizada pela Domo Produções em parceria com a apArt Private Gallery. Visitas podem ser agendadas pelo email inOut@inoutexhbition.com.

 

Lena Castellón

..............................

Alguns eventos e debates para ficar de olho em Cannes

 

Segunda-feira 18

10h – David Droga – “I’m not sure I’m right but who is” – PALAIS

12h – “The Rise of Hackvertising” - Burger King e David (com Fernando Machado) - PALAIS

14h – “What does the agency of the future look like?” – Google, Accenture Interactive, Carat Us, Clemenger BBDO – GOOGLE BEACH

15h – “Androids, AI, and the Future of Human Creativity” – Dentsu Inc (com presença do androide Totto) – PALAIS

16h – “The Issue of the Matter: How Gen Z is Changing the Future of Communications” – Oath (evento fora da programação oficial) – MEDIA LINK SUITES/ CARLTON HOTEL

18h – Sunset Social com jogo da Copa: Inglaterra x Tunísia – GOOGLE BEACH

19h – Premiação – Pharma Lions, Health & Wellness Lions, Lions Health Grand Prix for Good, Young Lions Health Award, Healthcare Agency of the Year e Healthcare Network of the Year – PALAIS

20h – 22h – Copa: Inglaterra x Tunísia – Comentários de Marie Portolano (apresentadora e jornalista esportiva da TV francesa) - HAVAS CAFÉ

20h30 – Festa de abertura do Cannes Lions – CARLTON BEACH

 

Terça-feira 19

10h – “Cinema Steps Up to ‘Feed Our Future’” – Sawa (com John Hegarty, Corinne Woods/ CMO do Programa World Food da ONU e princesa Sarah Zeid, da Jordânia) – PALAIS

11h – “Diversity – a Values Issue and Business Imperative – Requires Bold Action” – HP e Omnicom (com a atriz Thandie Newton/ Westworld) – PALAIS

14h – “What Matters Next” – YouTube (com Susan Wojcicki, CEO do YouTube) – PALAIS

15h – “Marcel. One Year Later: AI, Creativity and the Future of Our Industry” – Publicis Groupe (com Nick Law/ CCO global, Arthur Sadoun/ CEO e chairman, e Carla Serrano/ CSO) – PALAIS

15h15 – 15h45 – “Truth in an era of deception” – iProspect (com Mark Thompson/ CEO do NY Times) – DAN BEACH HOUSE

16h – 17h – “Clash of The Titans; Fashion vs Environment Peace Talks” (com Gisele Bündchen) – HAVAS CAFÉ

19h – Premiação – Print & Publishing, Radio & Audio, Design, Outdoor e Mobile - PALAIS

19h – Vernissage inOut Cannes ArtExhibition (para convidados) -

19h30 – 21h30 – Lançamento do livro The Art of Branded Entertainment, com PJ Pereira – VICE HQ (Boulevard de la Croisette 35)

 

Quarta-feira 20

10h – 11h - Turning Fans into Champions (com Ellie Goulding e Gisele Bündchen) – HAVAS CAFÉ

12h – “Reimagining the Retail Experience” – Apple (com Tor Myhren/ vice-presidente de marketing communications) – PALAIS

12h30 – “AI Will Kill Creative. AI Will Save Creative” - Accenture Interactive (com Eco Moliterno/ CCO para América Latina) - PALAIS

13h – “Transformation at Speed” - R/GA (com Bob Greenberg/ CEO) – PALAIS

13h – “Male Allies” – Oath (com Tim Armstrong/ CEO e Michael Roth/ CEO do IPG) – THE GIRLS’ LOUNGE (HOTEL MARTINEZ)

14h – “Conan & Shaq– Jacks of All Trades, Masters of Some” – Turner (com o apresentador Conan O'Brien e o ex-jogador da NBA Shaquille O'Neal) – PALAIS

14h – Jogo da Copa: Portugal x Marrocos – HAVAS CAFÉ

15h – Agents of Change - P&G (com Marc Pritchard/ Chief Brand Officer) – PALAIS

15h30 “David Schwimmer the Rainbow” – DDB – PALAIS

16h – “Johnny Marr: A Life in Music” - ATC Management – PALAIS

16h30 – 17h - “Can A.I. tell you a secret?” – iProspect – DAN BEACH HOUSE

18h30 – 20h – “The teory of importance” – Virtue (para quem se cadastrou) – VIRTUE PENTHOUSE

19h – Premiação – Brand Experience & Activation, Creative eCommerce, Industry Craft, Digital Craft, Film Craft, Entertainment e Entertainment Lions for Music, Young Marketers, Young Lions Print e Media Brand of the Year – PALAIS

20h – Jogo da Copa: Irã x Espanha – HAVAS CAFÉ

 

Quinta-feira 21

10h – “New Directors' Showcase” - Saatchi & Saatchi & MPC (com curadoria de Ridley Scott) –PALAIS

10h – “Can Creativity Save our Oceans?” – Adjust Your Set, Blue Marine Foundation & Global Goals (com Simon Le Bon/ Duran Duran) - PALAIS

11h – “Future Five: Reddit - The Largest Focus Group in the World” – Reddit – PALAIS

12h – “What Creativity Can Do” – Google (com Robert Wong/ Vice-presidente do Google Creative Lab) – PALAIS

12h – “Can Creativity Save Our Wildlife? Global Announcement of Lion’s Share” - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Finch Inc (com David Attenborough e o ator Nikolaj Coster-Waldau) - PALAIS

13h – “Marketing to Deeply Polarised Societies” - Crispin Porter + Bogusky – PALAIS

13h – “How can Machine Learning help creativity?” – GOOGLE BEACH

14h – “Creating Exceptional Experiences for One Billion Users” – Tencent – PALAIS

15h30 – Sex, Drugs, Rock 'n' Roll and Advertising – BBDO (com Andrew Robertson/ CEO) – PALAIS

16h – “Dare to Share: How Open-Source Ideas Win” – IBM iX – PALAIS

16h – “Breaking2: NIKE’s Audacious Effort to Beat the Two-Hour Marathon” - Dirty Robber – PALAIS

16h – 17h – “New territories of expression” (com Lacoste e Instagram) – HAVAS CAFÉ

17h – “Alpha Audience: Finding the World's Most Receptive Audiences” - Live Nation (com a cantora St. Vincent) – PALAIS

17h – “A Conversation with Kevin Costner from Paramount Network and Yellowstone” – Viacom – PALAIS

19h – Premiação - Product Design, PR, Creative Data, Innovation, Social & Influencer, Direct, Media, Young Lions Design, PR, Media e Film e Media Network of the Year – PALAIS

 

Sexta-feira 22

10h30 – Wake Up With The Economist (com a brasileira Aline Santos/Vice-presidente executive de marketing global e head de diversidade e inclusão da Unilever) – CANNES LIONS BEACH

12h – “Sir Martin Sorrell in Conversation with Ken Auletta” – PALAIS

13h15 – “The Lion of St. Mark Interview: The Pandey Brothers” – PALAIS

14h – 16h – Jogo da Copa: Brasil x Costa Rica – HAVAS CAFÉ

14h45 – “Hakuhodo Mixed Tape Vol.1: Extreme Stimulation” - Hakuhodo Inc – PALAIS

19h – Premiação – Titanium, Creative Effectiveness, Glass: The Lion for Change, Sustainable Development Goals, Film, Young Lions Digital, Lions of St Mark, Creative Marketer of the Year, The Cannes LionHeart Award, Grand Prix for Good, Independent Agency of the Year, Palme d'Or, Holding Company of the Year, Network of the Year e Agency of the Year – PALAIS

21h – Festa de encerramento do Cannes Lions – CARLTON BEACH

 

Leia todas sobre Cannes aqui.

Clubeonline estará em Cannes este ano, com o patrocínio das seguintes empresas:

Alice Filmes

Barry Company

Corazon Filmes

Estúdio Angels

Hefty

Lucha Libre Audio

Piloto

Vetor Zero

Warriors VFX
O Festival está mais curto, mas a grade de debates e painéis se mantem intensa