Cannes Lions 2018

Brasil tem menos trabalhos inscritos este ano

16.06.18

O Brasil inscreveu 2.131 trabalhos na edição de 2018 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, uma redução de 29,4% em relação ao ano passado, quando o país esteve presente com 3.020 inscrições.

Apesar da queda, o Brasil manteve a terceira posição entre os países com mais trabalhos inscritos, atrás do líder EUA, com 8.291 cases (versus 9.534 em 2017) e Reino Unido, com 2.462 (ante 3.150 do ano passado). A Alemanha aparece na quarta colocação, com 1.752 inscrições, seguida pela França, com 1.422.

No cômputo geral, Cannes recebeu, de 90 países diferentes, 32.272 inscrições, em 26 categorias. Em relação ao ano passado, que teve 41.170 trabalhos inscritos, o número representa uma queda de 21,6%.

"No ano passado, decidimos apertar o botão reset no Cannes Lions. Encerramos três grandes prêmios Lions, além de retirar e recombinar muitas subcategorias. Fizemos isso sabendo que significaria um volume menor de inscrições, mas foi a decisão certa a longo prazo", justifica Philip Thomas, CEO da Ascential Events e presidente de Cannes Lions.

Como este ano não haverá as competições de Cyber, Integrated e Promo & Activation e foram excluídas mais de 120 categorias de todo o Lions, a organização calcula uma redução de cerca de 13% no número de trabalhos inscritos, mais 8% de queda gerada pela "pausa" do Grupo Publicis na participação em Cannes (leia sobre a participação da holding no Festival desse ano, aqui).

"Como vimos, muitos clientes inscreveram campanhas do Publicis este ano para apoiar sua parceria e o trabalho que fazem juntos. Isso mostra a clareza que eles têm sobre a importância da criatividade em seus negócios. Mas, obviamente, houve um impacto da decisão temporária do Publicis e calculamos que possa representar uma queda de 8% nos números de inscrições do Festival deste ano", calcula Thomas.

O número de clientes que inscreveu peças este ano aumentou em 84% em relação ao ano passado. O crescimento se dá não somente pelas empresas atendidas pelo grupo Publicis, mas também, de acordo com a avaliação da organização do Festival, por conta da percepção dos executivos da importância da criatividade nos negócios.

A organização de Cannes também destaca um incremento de 59% nas inscrições por parte dos proprietários de mídia.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Clubeonline estará em Cannes este ano, mais uma vez, com o patrocínio das seguintes empresas:

Alice Filmes

Barry Company