Cannes Lions 2018

Australia leva GP de Direct

21.06.18

Um carimbo. Essa é a base materializada do Grand Prix de Direct, "Palau Pledge", da Host/Havas  de Sidney, para Palau Legacy Project, com PR da RED Agency de Sidney.

O projeto de preservação da ilha da Micronésia passa por programas de orientação à população, incluindo estudantes, além do comprometimento de turistas ao assinarem esse "visto/carimbo" ao entrarem no local. "O GP tem que extrapolar a comunicação, como esse carimbo. Tem que ser algo que inspire, que daqui há 5 anos a gente continue tendo orgulho dele, e que tenha mudado a vida das pessoas de algum forma", disse o copresidente da DM9DDB, que julgou a categoria, Paulo Coelho.

O trabalho brasileiro Tagwords, da Africa para Budweiser, que levou um Ouro e 2 Pratas (veja aqui), concorreu a GP também. "Foi a primeira peça que apareceu quando começamos a votar o GP. Depois entrou Palau Pledge e em meio ao empate, surgiu Black Supermarket, da Massy/Marcel para Carrefour, da França", contou ele. Numa disputa acirrada, venceu Palau Pledge. O próprio jurado francês Gaëtan du Peloux, diretor de criação da Marcel Paris e da campanha de Carrefour, não só votou em Palau Pledge como carimbou o braço com o carimbo da campanha, para confirmar que achava a ideia do vencedor melhor que a sua (veja foto abaixo). "O GP é uma ideia simples e icônica. Um carimbo que se torna multiplataforma. Uma ideia boa em sua essência", explica Paulo Coelho.

"Nosso júri não deu prêmio de graça, se é que posso dizer assim. Pela proporção de inscritos, poderíamos dar 13 Ouros, mas demos apenas 10, por serem os que realmente mereciam na nossa visão", explica.

Para quem vai julgar o Cannes Lions, Paulo Coelho dá 3 conselhos: "estudar muito todos os cases que estão ganhando na categoria, o que pode ganhar e já ir estabelecendo suas notas; criar uma linha de raciocínio e seguir na hora de votar do shortlist ao GP. Isso te dá argumentos e credibilidade perante o júri. Improvisar em um julgamento desses te enfraquece e não funciona; e estar preparado para explicar a diferença cultural do seu país".

No total, Direct premiou 76 trabalhos, dos quase 2,5 mil inscritos.

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018