Cannes Lions 2019

Alfonso Cuarón debaterá histórias que geram impacto

01.04.19

O mexicano Alfonso Cuarón, premiado neste ano como Melhor Diretor do Oscar por Roma - que conquistou também o troféu de Melhor Filme Estrangeiro -, é um dos nomes recentemente confirmados na programação do Cannes Lions 2019, que acontece entre os dias 17 e 21 de junho. O cineasta, que dirigiu Gravidade e E Sua Mãe Também, vai abordar a importância do storytelling como ferramenta que gera impacto na vida das pessoas.

O festival tem como tema “Re-imagining storytelling” e reforçou o conteúdo também com as presenças dos produtores e roteiristas Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy e Scandal) e Kenya Barris (Black-ish). A proposta dos organizadores é dissecar os elementos que tornam grande uma história e analisar como produtores de conteúdo podem aproveitar plataformas novas e imersivas para entregar ao público narrativas mais tradicionais.

O debate com Cuarón tem potencial para ressoar as discussões travadas em Hollywood sobre a premiação de produções originais de plataformas de streaming, entre elas a Netflix, em eventos originalmente criados para o cinema. Esse assunto ganhou força entre o ano passado e este primeiro trimestre sobretudo pela escalada de sucesso de Roma, produção da Netflix, que teve algumas exibições em salas de cinema para poder competir nos principais festivais da indústria. Depois do Oscar, o cineasta Steven Spielberg criticou exatamente a participação de títulos como Roma, o qual deveria competir em premiações de TV, na opinião do diretor de A Lista de Schindler (leia mais sobre a polêmica Hollywood x streaming aqui). Cuarón já afirmou que o alcance do filme foi maior em virtude de estar na plataforma da Netflix.

Em comunicado à imprensa, Cuarón declarou que, como cineasta, tem o privilégio e a responsabilidade de usar a arte como catalisador para derrubar barreiras e conectar pessoas. “Com Roma, foi incrivelmente gratificante testemunhar o amplo impacto que o filme teve em aumentar a visibilidade a conscientização para os trabalhadores domésticos - heróis não reconhecidos em muitas de nossas vidas”. O painel com o diretor mexicano contará com as participações de David Linde, CEO da Participant Media, coprodutora de Roma, e Ai-jen Poo, diretor da National Domestic Workers Alliance, dos Estados Unidos. A mesa se propõe a discutir como a criatividade pode influenciar a conscientização e a tomada de ações para mudar o mundo.

O painel com a produtora Shonda Rhimes terá ainda Sophie Galvani, vice-presidente global de Dove; Rebecca Swift, diretora de creative insights da Getty Images; e Amanda de Cadenet, empresária, jornalista e fundadora da #Girlgaze. O debate com Kenya Barris contará com Colleen DeCourcy, copresidente e CEO da W+K; TiffanyWarren, SVP e Chief Diversity Officer da Omnicom; e Troy Ruhanen, presidente e CEO da TBWA\Worldwide.

A organização já havia anunciado antes palestrantes como Marie Kondo, estrela da Netflix com seu programa sobre arrumar casas, e o presidente da Colômbia Ivan Duque (veja mais detalhes aqui).

E confira todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2019