Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Gabriel Mattar / Health & Wellness

18.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Gabriel Mattar, CCO da Innocean Germany, jurado brasileiro representando a Alemanha em Health & Wellness.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Gabriel Mattar - Acredito que o festival tem um desafio grande. O retorno presencial implica em expectativas, como a de que a experiência seja mais significativa que nos anos anteriores. Os eventos que acontecem ao redor do festival vieram com força esse ano. Portanto a programação não oficial é uma extensão interessantíssima, e só se faz possível num festival presencial.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
GM - Health & Wellness é uma categoria que ganhou muita força. O mundo durante e pós-pandemia nos forçou a prestar mais atenção na saúde e na nossa maneira de viver. Uma mudança de perspectivas e prioridades, de maneira globalPortanto, a expectativa é que tenhamos grandes ideias que respondam a esse importante tema social.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
GM - Uma pandemia nivelou o mundo. Todos tínhamos o mesmo problema, portanto, como um festival de criatividade, acredito que Cannes servirá para que sejamos expostos a maneiras e olhares únicos de ver e resolver os desafios pós-pandemia.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
GM - Não existe uma marca no mundo que consiga sobreviver sem ser inclusiva. O poder de informação dá as pessoas o voto do cancelamento. Portanto, inclusão e sustentabilidade são o ponto básico de partida para qualquer peça de comunicação. E claramente estarão presentes.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
GM - David Carson por ser uma palestra do David Carson. E simplesmente por ser uma das poucas palestras que foca na criação e venda de uma ideia. Uma parte tão básica e no momento esquecida com tanto conteúdo focado em tecnologia ou propósito.

Leia anterior, com Renato Zandoná, CCO da Droga5, nosso jurado de Brand Experience & Activation aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022