Cannes Lions 2022

Adidas conquista GP de Outdoor

20.06.22

O Grand Prix de Outdoor no Cannes Lions 2022 foi para uma campanha de marca, a Adidas. E isso diz muito. O presidente do júri da categoria, Eugene Cheong, CCO da DDB Asia, apontou que a empresa está de volta ao jogo, já que a concorrência, a Nike mais especificamente, vem consolidando espaço como referência criativa. O case ganhador do GP foi para o "primeiro outdoor em que se pode nadar": “Liquid Billboard”, com criação da Havas Middle East Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, e que tem brasileiros na ficha técnica.

O trabalho toca em um ponto importante para muitas mulheres: o desconforto por se expor ao nadar em lugares públicos. Uma pesquisa que apoia o projeto indica que 32% das mulheres no mundo passam por isso. No Oriente Médio, essa sensação é três vezes maior.

A proposta da ação foi incentivar o público feminino, independentemente de questões estéticas ou étnicas, a ter mais confiança e nadar nesse outdoor especial, que funcionava como uma piscina de parede transparente e que foi montado em uma praia de Dubai. Além de trabalhar com a questão da autoestima, a campanha vendia roupas de banho de uma coleção da Adidas, unindo negócios e propósito.

Na ficha técnica da campanha estão os brasileiros Fabio Silveira, general manager; João Medeiros, ECD; Rodrigo Nakaza, associate creative director e art director; e Jonathan Cruz, art director, da Havas Creative, além de Matheus Gugelmim, diretor de projetos; Daniel Dalla Corte, diretor musical; Ícaro Guedes, produtor; e Cássio Machado, responsável pelo desenho de som, da produtora de áudio Vox Haus.

Jurada na categoria, Gabriela Hunnicutt, sócia-fundadora da Bold, comentou que uma discussão do júri foi se as campanhas que trabalhavam causas tinham continuidade. Afinal, uma ação dessa natureza ganhar um Leão em Cannes não faz sentido se a motivação parar no prêmio. Por isso, os jurados ficaram atentos à perpetuidade das propostas.

No caso da campanha da Adidas, o GP está ligado a um propósito, impactando positivamente as mulheres, mas também tem objetivo de vendas, mostrando que é possível unir as duas metas em um projeto.

Em relação aos trabalhos brasileiros premiados, vale ressaltar que a única agência do país que teve prêmios na categoria foi a Africa. Ela conquistou Ouro, Prata e Bronze para a campanha “Árvore refugiada”, feita para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e mais um Bronze pelo case “Unbreakable Courts”, para a Budweiser (veja mais detalhes aqui das peças brasileiras vencedoras).

Na ação laureada com três Leões, um jatobá, uma das muitas espécies ameaçadas de extinção na região da Amazônia, pede refúgio em embaixadas de países estrangeiros. A árvore corre riscos em meio ao crescimento do desmatamento e das queimadas que destroem biomas no Brasil (leia mais sobre a campanha aqui).

Gabriela explicou aos demais jurados que a peça de outdoor da campanha era feita de madeira e isso fazia diferença para o projeto – em vez de ser um pôster tradicional, como alguns chegaram a sugerir. O outdoor continha um QR Code que levava para o site da ação. A peça mostrava o jatobá queimando.

Leia a entrevista de Gabriela no Papo com Jurados aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022