arrow_backVoltar

CCXP 2017

Maior comic con do mundo amplia experiências e "invade" SP

27.11.17

A Comic Con Experience (CCXP), maior convenção do gênero no mundo, se prepara para a sua quarta edição em São Paulo trazendo na bagagem as experiências de dois eventos que estamparam sua marca fora da capital paulista. Em 2016, ela bateu o recorde de público de comic cons ao ter recebido 196 mil pessoas – e repetir esse feito já configura um importante desafio para o próximo evento, que acontece entre os dias 7 e 10 de dezembro. Mas os organizadores pretendem aplicar expertises adquiridas neste ano com as realizações da CCXP Tour Nordeste (em abril, no Recife) e do Game XP, espaço montado no Rock In Rio, em setembro.

Testamos algumas experiências em outros eventos”, conta Ivan Costa, um dos sócios da CCXP. O de games, por exemplo, foi um evento temático, o que difere da proposta da CCXP, que abarca vários segmentos, entre eles, cinema, séries, quadrinhos, livros, brinquedos e jogos. O Game XP deu tão certo, segundo Costa, que ano que vem ele voltará a acontecer, independentemente do Rock In Rio. Já o Tour Nordeste não tem previsão de se repetir. Foi um evento criado com a ideia de ser one shot. Ou seja, uma única edição. “Foi bom para conhecermos o mercado e experimentarmos produtos e serviços”, detalha.

Uma das novidades é o ingresso Epic. Até o ano passado eram vendidas entradas por dia, além da opção válida para os quatro dias da convenção. No Recife, os organizadores adotaram o Epic, que funciona para os quatro dias, mas que dá acesso rápido ao evento. A busca por esse ingresso em São Paulo demonstrou que o modelo tem sucesso – por sinal, as vendas foram antecipadas em oito semanas em relação ao ano passado. Outra novidade é a ampliação da linha de produtos oficiais da CCXP. Antes não havia souvenires do evento. Agora há.

Para as vendas dos últimos ingressos, a CCXP postou um vídeo nas redes sociais. Uma campanha do evento ainda será divulgada nos próximos dias, com criação da house do evento (há uma equipe de dez pessoas ligadas ao marketing para desenvolver esses projetos). E está para ser divulgado o cartaz desta edição – que também estará à venda.

Na edição deste ano, estão confirmadas as presenças de atores como Will Smith e Nikolaj Coster-Waldau (Jaime Lannister, de Game of Thrones), o diretor Robert Rodriguez e o desenhista Rafael Albuquerque, da DC Comics - confira mais detalhes da programação no site do evento.

Invasão

Como parte das estratégias de divulgação da convenção, a CCXP organizou um evento prévio que envolve dois locais. Primeiro no Shopping Eldorado, em uma série de atividades que começam nesta segunda-feira, 27, e duram até o domingo 3. Depois será a vez da Iron Studios Concept Store, com uma ação que se estende entre os dias 3 e 6 de dezembro. É a Invasão CCXP.

No estande montado para ativar a CCXP, fãs de cultura pop poderão testar seus conhecimentos em um Quiz Geek, experimentar óculos VR para ver como foi a edição do ano passado, conferir exposições e participar de masterclasses. Ingressos também estarão à venda.

Unlock: participação do mercado

Evento paralelo criado para discussão de negócios, que acontece entre os dias 6 e 7, o Unlock deste ano conta, entre seus palestrantes, com alguns profissionais do mercado de comunicação. Subirão ao palco nomes como Bruno D’Angelo, CCO da Ideal H+K, Fabiana Baraldi ,diretora de operações digitais da Africa, Juliana Muncinelli, coordenadora de comunidades do Niche (Twitter), Marcelo  Tripoli, vice-presidente da McKinsey Digital Labs, e Patrícia Weiss, diretora do estúdio ABC (Abril Branded Content). Estarão em painéis também Roberto Iervolino, gerente-geral da Riot Games no Brasil, Sérgio Sá Leitão, ministro da cultura, e Steve Eponto, creative strategists do Facebook.

 

 

CCXP 2017

/