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CCXP 2018

Experiências e ativações que atraíram 262 mil pessoas

10.12.18

A quinta edição da CCXP bateu recorde de público. A organização divulgou que a convenção recebeu 262 mil visitantes, contra 227 mil registrados no ano passado.  Do total, 50% são de São Paulo. A outra metade está distribuída pelos demais estados e o Distrito Federal. De fato, quem circulasse pelos corredores da São Paulo Expo, onde o evento acontece, perceberia sotaques distintos nas diversas filas que se formaram no espaço para acompanhar um painel, experimentar uma ativação, fazer compras ou garantir a alimentação.

O ticket médio de compras foi de R$ 300. Estavam presentes no evento 103 empresas, com estandes que ofereciam de experiências a lojas. A CCXP estima que o faturamento das marcas no evento chegue a R$ 50 milhões. Outro dado revelado pela organização é a geração de empregos: 10 mil, entre diretos e indiretos.

Além da geração de emprego, que é de grande importância para a nossa economia local, trazemos outro número extremamente relevante, que é o de turistas. O impacto econômico que causamos é estimado em R$ 100 milhões. Para o próximo ano, já estamos trabalhando para ampliarmos ainda mais as entregas tanto para o público quanto para os nossos parceiros”, afirmou em comunicado Pierre MantovaniCEO da Omelete Company – uma das sócias da CCXP. Ele anunciou que a CCXP 2019 acontecerá de 5 a 8 de dezembro.

Foram quatro dias de evento, com farta geração de conteúdo nos canais do Omelete. No Omeleteve, no YouTube, foram produzidas 120 horas de live, com um alcance potencial de 100 milhões de pessoas.

Utilizamos a mesma tecnologia de grandes eventos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Uma unidade móvel ficou dedicada ao Omelete para garantir toda a qualidade que precisávamos. Assim, conseguimos levar conteúdo produzido no Brasil, diretamente da CCXP18, para nada menos que 55 países”, assegurou Roberto Fabri, CCO da Omelete Company, em comunicado à imprensa.

A quinta edição teve um recorde também de estrelas do cinema. Segundo a organização, foram 42 delegações de Hollywood, entre nomes previamente anunciados como Sandra Bullock, Brie Larson (Capitã Marvel) e Maisie Williams (Arya Stark, de Game of Thrones/ HBO), e surpresas de última hora como Jake Gyllenhaal, Ellen Page e Tom Holland (Homem-Aranha).

A CCXP sempre reserva também sessões especiais para o público, como as premières de Aquaman (estreia dia 14 no Brasil) e Creed 2 (em cartaz nos cinemas a partir de 24 de janeiro) e a exibição em primeira mão de Bird Box (filme da Netflix com Sandra Bullock, que entra na plataforma em 21 de dezembro), além de trailers exclusivos e clipes especiais que só aumentam a ansiedade dos fãs, caso da animação Como Treinar Seu Dragão 3 e mesmo o teaser da oitava e última temporada de Game of Thrones, único conteúdo audiovisual que os produtores executivos liberaram para o público da CCXP (espalhado mundialmente nas redes sociais pelos canais da HBO).

Duas marcas se destacaram de maneira especial nesta CCXP: Game of Thrones e Netflix – que pode ser representada pela onipresente La Casa de Papel – com muitas pessoas vestidas ao estilo dos personagens. A série teve direito a um espaço exclusivo.

Game of Thrones é praticamente garantia de sucesso. O espaço da HBO na CCXP, um estande criado e preparado pela Crane, foi dedicado em boa parte à produção e rapidamente teve suas pulseiras de acesso esgotadas – e isso desde a Spoiler Night (véspera da abertura da convenção). Ao lado, a Diageo montou um ambiente tematizado para garrafa especial de Johnnie Walker em homenagem à série. O público fez fila para conhecer o White Walker By Johnnie Walker. Quando resfriada, a garrafa adquire um tom glacial, remetendo à região onde surgem os White Walkers, a maior ameaça aos personagens da série, e o icônico Striding Man aparece vestido com uma armadura.

A série mais aguardada

Aberto com a chamada “A série mais importante de todos os tempos chega ao fim”, o painel de Game of Thrones, com as presenças de Maisie e John Bradley (que faz Samwell Tarly na série) e os criadores e produtores executivos D.B. Weiss e David Benioff foi um dos mais ovacionados do evento. Os quatro fizeram no palco uma espécie de jogo de pergunta e resposta. Entre as revelações, soube-se que o fim da série foi selado na terceira temporada, que cerca de 300 meninas fizeram testes para o papel de Arya Stark, que entre 500 e 600 pessoas trabalham durante uma temporada e que Arya irá matar mais gente na fase derradeira da história.

Vale lembrar que pesquisa da própria CCXP, divulgada no evento Unlock - que precede a convenção - apontou que a nova temporada mais aguardada de 2019 é a produção da HBO. E isso entre geeks e a população brasileira em geral (leia mais aqui).

Já a Netflix levou diversos atores para divulgar seus produtos, em quatro painéis.  Entre eles, parte do elenco da cultuada série Stranger Things. A personagem Eleven foi outra vista com frequência pelos corredores da CCXP, mostrando sua popularidade entre consumidores de cultura pop.

Entre os fãs dedicados ao cosplay, a vitória coube a Júlio Cesar Shirou, que se caracterizou como o personagem Link, do game The Legend of Zelda. O título lhe rendeu um Ka Sedan SE Plus 1.0, dado pela Ford, um dos patrocinadores da CCXP (leia mais sobre a Ford no evento aqui).

Ativações disputadas

Neste ano, os corredores estiveram menos atulhados em comparação à edição anterior. A razão foi uma diminuição de área dos estandes. Essa foi uma das medidas da organização para a quinta CCXP já que a dificuldade de locomoção entre os espaços foi uma das principais queixas do ano passado. Isso, no entanto, não diminuiu a profusão de filas na convenção.

Quando o espaço não estava preparado especificamente para vendas (havia diversas opções para compras, como a disputadíssima loja oficial do Harry Potter, a da Riachuelo Geek, a da Lupo e a da Warner), o estande oferecia diversas atividades e atrações. Desde ambientes montados para fotos até brincadeiras com direito a brindes. A Cup Noodles montou dez salas misteriosas relacionadas a dez novos sabores do produto. Mas o público que não queria enfrentar as filas para participar da brincadeira podia comprar seu Cup Noodles a R$ 5 do lado de fora do espaço. A ativação foi desenvolvida pela Dentsu e pela Ria Comunicação.

A Globoplay, junto com Globo e Globosat, montou um estande com direito até a palco e arquibancada, onde aconteciam entrevistas. Mas os visitantes do espaço também podia utilizar realidade virtual para experimentar o pouso de um helicóptero. Entre os produtos divulgados estava a série “Ilha de Ferro”.

 

Fotos: CCXP/ Divulgação

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