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Coletivo 65|10

Criativas lançam cerveja e querem discutir o machismo na propaganda

25.02.15

Três profissionais de criação que atuam na holding Flag - Thais Fabris, diretora de criação da Pong DynastyMaria Guimarães, redatora da CuboCC, Larissa Vaz, diretora de arte também da CuboCC - anunciam o lançamento de um projeto pessoal, a "Cerveja Feminista", primeiro produto do Coletivo 65|10, formado por um grupo de publicitárias que quer discutir o machismo na propaganda, tanto na publicidade, quanto dentro das agências.

A recente polêmica gerada pela campanha de Carnaval da Skol (leia aqui), foi o gatilho para que as profissionais propusessem a discussão a respeito da comunicação das marcas de cerveja de maneira geral, considerada, muitas vezes, sexista, ao objetificar a figura da mulher.

"Da vontade de continuar esta conversa sobre o papel da mulher na publicidade surgiu a Cerveja Feminista. Mais que uma bebida, ela é um iniciador de conversas. Afinal, nada melhor que uma cerveja para fazer o papo rolar solto", declaram as idealizadoras do projeto.

A cerveja, que é produzida de maneira artesanal, posiciona-se como "para homens e mulheres". A ideia, segundo elas, é "desfazer mitos sobre o feminismo e falar não da supremacia feminista, mas da igualdade entre os gêneros."

A bebida, que será vendida a preço de custo (R$14), já está disponível no site Cerveja Feminista. As criativas dizem que também estão em seus planos a realização de mesas ­redondas em bares, a produção de lambe-lambes, rótulo informativo e o lançamento de vídeos sobre o tema.

Thais, Larissa e Maria, idealizadoras da Cerveja Feminista, contam com o apoio dos arquitetos e cervejeiros Marilia Hamada e Otávio Dornelas para a produção da bebida.

As três publicitárias fazem parte do grupo 65|10, um núcleo criado para repensar o papel das mulheres na publicidade. O grupo parte
de números baseados nos seguintes fatos: 65% das mulheres dizem não se identificar com a forma como são retratadas na publicidade; há menos de 10% de mulheres nos departamentos de criação das agências brasileiras.

Coletivo 65|10

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