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Conar

Conselho recomenda sustação de campanha da Schin

06.10.15

O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a sustação da campanha para mídia exterior "São João do jeito que o povo gosta", criada pela Leo Burnett Tailor Made para a cerveja Schin, da Brasil Kirin.

Os conselheiros decidiram pela suspensão, além de advertir o anunciante, por unanimidade, porque segundo o anexo P do Código de Autorregulamentação Publicitária, peças para mídia exterior de bebidas alcoólicas não podem exibir nenhum tipo de ilustração que não seja o próprio produto.

Na campanha em questão, além da cerveja, os cartazes e outdoors traziam desenhos que remetiam à festa de São João, como um casal, um sanfoneiro, balão e bandeirinhas.

Confira abaixo o trecho do anexo P que trata especificamente de publicidade de cervejas e vinhos em mídia exterior:

"5. Mídia exterior e congêneres: por alcançarem todas as faixas etárias, sem possibilidade técnica de segmentação, as mensagens veiculadas em Mídia Exterior e congêneres, sejam 'outdoors', 'indoors' em locais de grande circulação, telas e painéis eletrônicos, 'back e front lights', painéis em empenas de edificações, 'busdoors', envelopamentos de veículos de transporte coletivo, peças publicitárias de qualquer natureza no interior de veículos de transporte, veículos empregados na distribuição do produto; peças de mobiliário urbano e assemelhados etc., quaisquer que sejam os meios de comunicação e o suporte empregados, limitar-se-ão à exibição do produto, sua marca e/ou slogan, sem apelo de consumo, mantida a necessidade de inclusão da 'cláusula de advertência'."

O Código de Autorregulamentação Publicitária completo pode ser consultado no site do Conar.

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