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Consumo

O poder das mães: 88% dos brasileiros vão comprar presentes

10.05.17

Principal data do varejo no primeiro semestre e a terceira mais importante no ambiente online ao longo do ano, o Dia das Mães mantém sua força, mesmo com a economia inspirando cuidados. Um estudo encomendado pelo Google ao Ibope Inteligência revela que 88% dos brasileiros planejam comprar algo para homenagear as mães e 65% pretendem presentear mais de uma pessoa. Segundo a Pesquisa Intenção de Compras, o ticket médio é de R$ 453, pouco abaixo do registrado em 2016 (R$ 467).

O desejo de fazer a festa para as mães beneficia sobretudo as lojas online. O estudo, que ouviu 1.500 internautas (18 a 55 anos, das principais regiões do país e das classes A, B e C), indica que 78% dos entrevistados vão aderir ao e-commerce e 53% irão recorrer a um endereço físico. Outro dado importante é que 25% das compras devem ser feitas pelo celular, contra 15% do ano passado (mas o desktop continua sendo o equipamento mais usado). Pela pesquisa, os presentes que mais serão dados são roupas (37%), maquiagem (36%), perfumes (31%) e calçados (29%).

De acordo com o Google, são 75 milhões de filhos na internet (com idade superior a 18 anos). A web conta ainda com 15 milhões de consumidores que prestam homenagens a alguma amiga que é mãe. Além disso, 25% dos maridos e companheiros costumam celebrar as parceiras com quem têm herdeiros.

É fácil agradar à mãe?  

O Google utilizou uma ferramenta de pesquisa, a Google Consumer Survey, para identificar alguns comportamentos relativos à data. Um deles indica que 40% das pessoas têm dificuldades para definir o presente. Mas outras respostas mostram também que a data não se limita a comprar algo. Celebrar o dia e demonstrar sentimentos ganham espaço, mesmo que não se saiba exatamente o que ou como fazer isso. Um dos dados revela que 11% sofrem para estabelecer uma atividade a fazer com a mãe, 9% mal encontram tempo para cozinhar no domingo e 8% não têm ideia de que prato preparar. Um número curioso é que a busca por “café da manhã” aumenta mais de 300% na semana do Dia das Mães.

No dia da comemoração, 47% das pessoas planejam fazer um almoço especial (50% são mulheres), 17% preferem ir a restaurante e 13% também saem com as mães, mas optam por jantar. O prato principal? Lasanha (escolha de 21% dos entrevistados). Para 14%, a alternativa é churrasco. E sem bebidas alcoólicas para a maioria: 58% dos consultados responderam que vão consumir refrigerante na data.

Influência das mães

Outro estudo, divulgado na terça-feira 9, mostra que, quando se trata de mães, para elas importa mais a experiência de outras mães do que a marca em si. Esse é um dos resultados da pesquisa “Mães, Influência e Consumo”, da Youpper - Consumer & Media Insights, consultoria de comunicação capitaneada por Diego Oliveira e Marcelo Santos. “Não são as marcas, diretamente, que influenciam as mães. São principalmente as vivências das mães com as marcas que determinam o consumo de produtos pelas mulheres”, diz Oliveira.

Essa é a primeira onda de um estudo de consumo/uso de produtos ou serviços, com periodicidade semestral, que irá procurar traços de comportamento no universo das mães digitais no Brasil. “Esse trabalho indica expectativas, sentimentos, angústias, alegrias e desafios da maternidade, na perspectiva de vários segmentos de mães. E também como tudo isso influencia o consumo das mães e dos filhos na contemporaneidade”, completa.

Alguns dos resultados apontam que:

- 75% das mães brasileiras que acessam a internet buscam informações sobre experiências reais que envolvam a maternidade em blogs, fóruns, redes sociais e canais de vídeo. Elas querem ouvir mães de verdade a respeito da qualidade de produtos, prestação de serviço e marcas para economizar tempo e dinheiro;

- 78% das mães dividem em pé de igualdade com seus parceiros decisões que envolvem os gastos da renda familiar; porém são elas que decidem o investimento quando se trata de saúde, educação, alimentação, bem-estar, higiene, brinquedos e, cada vez mais, também respondem pela escolha de aparelhos eletrônicos para o lar e para os filhos;

- 5 em cada 10 mães se consideram inteligentes, bem humoradas, maduras, tradicionais e engraçadas, mas não se consideram na moda, nem fitness, porém, também não se sentem tristes;

- entre as mães ouvidas, 43% se consideram presentes, 38% participativas, 37% preocupadas e 32% companheiras;

- 95% das mães têm perfil no Facebook; 60%, no Instagram e 22%, no Twitter e no Pinterest. Das entrevistadas, 95% utilizam o WhatsApp para se comunicar e 55% acessam frequentemente o YouTube.

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