Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Mercado

Contra o assédio sexual

Entidades do audiovisual lançam cartilha

05
setembro
2018



Em meio a movimentos como o norte-americano "Time's Up" e o brasileiro "Mexeu com Uma, Mexeu com Todas" (#chegadeassédio), as principais entidades do audiovisual brasileiro apresentam a cartilha "Pacto de Responsabilidade Antiassédio Sexual no Setor do Audiovisual", inspirado em documento publicado em janeiro de 2018 pelo PGA (Producers Guild of America).

A cartilha inclui informações, recomendações de procedimentos referentes a comportamentos abusivos e boas práticas em casos de ocorrências no ambiente de trabalho.

O documento é resultado de esforços de um grupo de trabalho surgido a partir da provocação ao setor feita pela escritora Antônia Pellegrino. Sob a liderança da APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), entidades representativas das empresas e dos trabalhadores do segmento se uniram em torno de um Pacto de Responsabilidade Antiassédio no Setor Audiovisual.

O objetivo agora é o desenvolvimento de  ações com o intuito de prevenir esse tipo de atitude dentro das produtoras e nos sets de filmagem.

Produtores e um grupo de advogados especialistas em Direito do Entretenimento participaram da elaboração da cartilha.

A F/Nazca Saatchi & Saatchi está desenvolvendo uma campanha com o objetivo de divulgar o documento.

Além da APRO, participaram da elaboração do conteúdo BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), SIAESP (Sindicato das Indústrias Audiovisual do Estado de São Paulo), SICAV (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual), SINDCINE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal), SATED -SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo), além de representantes das principais lideranças do mercado e de produtoras.

Tiveram contato com o material e aderiram ao conteúdo a ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas), ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), ABRAMINA (Associação Brasileira de Empresas Produtoras de Animação), APACI (Associação Paulista de Cineastas), APROSOM (Associação Brasileira das Produtoras de Som), CONNE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e STIC (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo).

Faça download da cartilha na íntegra, aqui.