Copa América

Nike e W+K transformam jogadores em cartões colecionáveis

abril
2019

Para marcar os 100 anos da primeira conquista da Copa América no Brasil, a Wieden+Kennedy São Paulo, a Nike e a CBF transformaram os jogadores de futebol Neymar, Philippe Coutinho, Arthur, Cassemiro e Marquinhos em cartões colecionáveis, com linguagem retrô.

A campanha divulga a Coleção Seleção Brasileira, composta por um uniforme branco comemorativo, itens para o dia-a-dia e um novo uniforme principal.

As peças buscam resgatar o conceito "o team brasileiro", como a Seleção era chamada em 1919. Ilustrações dos jogadores inspiradas na estética retrô e um processo de calcografia, impressão em uma matriz de metal, procuram resgatar cada detalhe presente nos cards históricos.

Todos elementos gráficos (tipografia, ícones e números) foram produzidos usando o mesmo processo, realizado de forma handmade, em parceria com o estúdio Black Madre Atelier.

"Fizemos um encontro feliz entre o universo retrô, que a homenagem exigia, sem perder a modernidade que a Nike possui", defende Bruno Oppido, head of art/diretor de criação da Wieden+Kennedy São Paulo.

"A Nike se inspirou no centenário da primeira Copa América disputada no Brasil para criar a Coleção da Seleção Brasileira para esta edição do torneio, que retorna novamente ao país", comenta Daniel Paz, diretor de marketing da Nike.

Na primeira etapa da comunicação, os cards serão publicados pelos jogadores em seus canais digitais oficiais, e pela Nike e CBF.

A campanha também será composta por visual merchandising em algumas lojas Nike Store e outras execuções ao longo da Copa América.

No site também é possível acessar o manifesto e todos os cards.

Ficha Técnica:

Título: "O Team Brasileiro"

Cliente: Nike

Produto: Futebol – BNT