arrow_backVoltar

Copa do Mundo 2018

Pôster oficial tem ‘Aranha Negra’ e linhas construtivistas

28.11.17

A Fifa divulgou nesta terça-feira, 28, o pôster oficial da Copa do Mundo de 2018, que vai acontecer na Rússia. O designer Igor Gurovich, premiado com um grande prêmio no Festival Internacional de Publicidade de Moscou em 1994, criou uma peça inspirada no Construtivismo do final dos anos 1920. No centro do pôster, um ídolo esportivo não apenas dos russos, mas dos amantes do futebol: o goleiro Lev Yashin, mais conhecido como Aranha Negra.

Na criação de Gurovich – que integra a Academia Russa de Graphic Design e é professor na National Research University Higher School of Economics –, Yashin está representado com o clássico uniforme preto. O jogador, único goleiro no mundo a conquistar a Bola de Ouro, salta para segurar uma bola alçada no canto direito do pôster.

Na bola, está uma imagem do mapa da Rússia que a conecta à era da conquista espacial, que também está presente na marca da Copa de 2018. Além disso, da bola emanam raios de luz em traços associados ao movimento construtivista. Essas linhas remetem à energia do torneio, explica a Fifa. Um círculo verde traz a representação dos 12 estádios que receberão os 64 jogos da Copa.

"O estilo dos pôsters do pós-Construtivismo de 1920 a 1930, com sua linguagem visual única - de imagens figurativas e de poesia nova e fresca - se tornaram um dos elementos mais importantes e reverenciados da cultura russa", disse Gurovich, em comunicado oficial. "Essa linguagem é inquestionavelmente vista como russa no mundo todo. Em meu trabalho no cartaz, quis tornar esse estilo moderno e relevante mais uma vez". O designer criou ainda o uniforme da delegação russa para os Jogos de Inverno de 2002 (em Salt Lake City), respondeu pelo branding do torneio de tênis Kremlin Cup (1997 – 1999) e se encarregou do rebranding do Moscow International Film Festival.

Yashin disputou quatro Copas do Mundo: 1958, 1962, 1966 e 1970. Na Europa era conhecido como Pantera Negra. O apelido Aranha Negra se popularizou na América do Sul. O ex-jogador Vladimir Ponomaryov, que esteve na seleção russa que disputou a Copa de 1966, na Inglaterra, comentou, no comunicado da Fifa, que Yashin mudou profundamente a imagem que se tinha de um goleiro.  Ele lembrou que o antigo companheiro de time jogava bem com as mãos e também saía das quatro linhas para ajudar a defesa, sendo líder em campo.

O anúncio do pôster foi feito pela Fifa a três dias do Final Draw. Era o único ícone visual da Copa que ainda estava para ser revelado.

Veja abaixo o vídeo da Fifa que apresenta o pôster.

Copa do Mundo 2018

/