arrow_backVoltar

Criado-Mudo (da Venezuela)

Cartões de visita, gentileza e narizes empinados

24.10.06

"No meu criado-mudo há muitas coisas, imprestáveis para alguns, mas para mim, cheias de lembranças. Entre as que tenho mais apreço estão os cartões de apresentação, recolhidos em numerosas entrevistas de minhas aventuras como criativo.

Estou me referindo às tentativas de fazer uma carreira fora do meu país natal, a Venezuela, que, como todos sabem, goza de pouca tradição na criação publicitária.


Tenho cartões de consagrados criativos brasileiros e espanhóis como W. Olivetto e Átila Francucci, de São Paulo; Adilson Xavier, do Rio de Janeiro, e Manolo Moreno, de Madri, só para mencionar alguns.


Esses criativos consagrados tiveram uma especial atenção comigo. Sem se importarem com o fato de eu ter caído ali de pára-quedas, com um pequeno portfólio, me trataram como se fosse uma criança perdida, prestando uma atenção especial em todas as linhas.

Um deles, inclusive, me deu uma pequena oportunidade, mas que foi o suficiente para encaminhar esse venezuelano como criativo.


Mas, o que foi curioso, ao contrário do que todos nós pensaríamos, foi o fato de me deparar com muitos diretores criativos não consagrados totalmente inacessíveis, o oposto dos consagrados.

Para poder falar com alguns dos 'não consagrados' e conseguir uma entrevista para mostrar meu humilde portfólio, tive que insistir de forma quase obsessiva, ao contrário do que aconteceu com os consagrados e cheios de Leões.


Esta experiência marcou minha vida e me ensinou algo: as boas campanhas e os anúncios premiados dependem da sensibilidade de quem os cria, e é essa mesma sensibilidade que torna esses caras grandes.


Demian Campos, diretor de criação da Publicis Venezuela

Comentários

guffo - Esse cara é um dos maiores talentos que eu conheço! Legal vê-lo por aqui. gudois@hotmail.com


 robson - alguém tem o e-mail dele?... quero ir para espanha e quero dicas, ver como foi o pessoal.. mostrar meu trabalho.... tenho muito para aprender. robsonfernando@gmail.com


 Cláudia Aragón - Faço minhas, as letras do Demian. Quem é grande não tem medo de que os outros cresçam também. c.aragon@terra.com.br


 
 

Criado-Mudo (da Venezuela)

/