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Em São Francisco

Rafael Rizuto e sócios apresentam TBD

30.10.17

O brasileiro Rafael Rizuto, que acumula dez anos de experiência em diferentes agências fora do Brasil - incluindo aí unidade da Ogilvy no Oriente Médio (Memac) e duas agências nos Estados Unidos (POD e 180LA) - apresenta agora uma nova empresa ao mercado, chamada TBD (sigla para a expressão To Be Determined), ao lado dos sócios Jordan Warren e Virginia Wang.

A agência também tem como sócio minoritário o grupo de comunicação hasan & partners, com base em Helsinki, na Finlândia, e com escritórios na Suécia.

A TBD chega, segundo explicam seus sócios, "para combinar estratégias de inovação, criação e design, focando na solução de problemas de forma ágil, mas sem seguir fórmulas". 

A vontade de fundar uma nova agência partiu da visão que o trio compartilha sobre uma palavrinha em especial: diversidade. Para eles, este é o primeiro e principal pilar da TBD. "As melhores ideias surgem quando pessoas com experiências, pensamentos e backgrounds diferentes se unem e se propõem a desenvolver respostas que de fato façam a diferença. A agência quer ser diversificada desde sua origem, semeando uma cultura que incentive talentos e pontos de vistas diversos", explica Rizuto ao Clubeonline, em primeira mão.

Ele conta também que, por conta disso, a agência pretende ter três tipos de colaboradores: os hired (contratados), os borrowed (emprestados) e os rented (alugados). Ou seja, funcionários fixos, colaboradores vindos dos escritórios da hasan & partners e consultores ou especialistas, para projetos específicos.

Rizuto diz ainda que o "mantra" da agência, ou seu segundo pilar, será: "Ideas Before Execution". E o terceiro pilar: "Strong Partenership".


Sobre os sócios


Jordan Warren é um veterano empreendedor da área de marketing, que traz na bagagem duas das maiores agências de São Francisco: a Argonaut e a Eleven. A Argonaut, por exemplo, foi fundada em 2012 por Warren e mostrou a que veio quando lançou seus primeiros comerciais para Volkswagen focados no Super Bowl. Com três anos de história, a agência já tinha mais de 80 funcionários, 20 milhões de dólares em faturamento e clientes como AT&T, MetLife, Fitbit, Google, Hershey’s, Anheuser-Busch InBev, Gruppo Campari e Fiat Chrysler.

Na 180LA, agência que deixou em agosto, Rizuto ocupava o cargo de executive creative director. Ao lado do também brasileiro Eduardo Marques (recém-promovido na casa), foi responsável por transformar a agência na mais premiada dentre as afiliadas globais do Grupo TBWA, com uma lista que inclui 20 leões no Cannes Lions nos últimos dois anos.

Virginia Wang, por sua vez, liderou estratégias para diferentes marcas e segmentos da indústria, com passagem pela IDEO, MTV, Electronic Arts, Goodby, Silverstein & Partners e DDB New York. Com experiência em empresas de consultoria, trabalhos in house e agências, ela é reconhecida por transformar insights e conhecimento de mercado em ideias e resultado para clientes.

"Mais do que o nosso nome e filosofia, TBD é um ato de resistência", comenta Rizuto, que na casa nova será chief creative officer. "É sobre não seguir jeitos pré-determinados de fazer as coisas. É sobre sempre colocar as ideias em primeiro lugar, e não a execução; e sobre montar um time diversificado que tenha ideias inesperadas que entregue resultados autênticos para os clientes. Nós queremos criar soluções que não apenas sejam boas para o negócio, mas que também causem um impacto no mundo e influenciem a cultura de modo geral."

"Numa época de constante mudança, a única certeza é a incerteza", destaca Warren, chief executive officer. "Todos nós já presenciamos nossa indústria sofrer tentando se adaptar às constantes mudanças. Agências tradicionais tentam entender o digital, agências focadas em digital tentam virar storytellers, e agora consultorias estão tentando virar agências de publicidade. A única forma de se manter relevante atualmente e no futuro próximo é aprendendo a se adaptar. A gente sempre será um 'work in progress'", ele analisa. "TBD é uma agência para clientes corajosos e com visão de futuro, que queiram quebrar paradigmas próprios ou do mercado para se manter à frente das mudanças. Nós seremos um novo tipo de parceiro, que vai além da propaganda. Desenvolveremos soluções completas. A gente vai misturar dados e intuição para descobrir não somente o quê, mas também o porquê. Agiremos rápido, criaremos constantemente, faremos protótipos e testaremos até acertar. A gente mira no futuro para ajudar nossos clientes a chegarem lá mais rápido", sublinha.

"Nos juntamos para criar a agência porque enxergamos uma distância muito grande entre visão de inovação e a inovação de fato", diz Virgínia, chief strategy officer. "Estratégia de negócio geralmente é separada da estratégia de criação, e traduzir um tipo de estratégia para o outro pode ser extremamente difícil. Essa separação entre negócio e criação não somente deixa o processo mais lento, como menos eficaz. A TBD focará em uma comunicação mais eficiente e ágil como forma de diminuir este espaço tão crítico entre uma estratégia e outra."

Para fechar a equipe de líderes, a agência ainda busca um head of technology.

Toda a (bela) identidade visual da nova casa foi desenvolvida por Adhemas Batista.

A TBD iniciou seus trabalhos nesta segunda-feira, 30, e já está envolvida em concorrências. Seu modelo de remuneração será focado em resultados.

Lembrando que a sigla para "To Be Determined" também vale para "to be discussed”,“ to be defined"ou "to be decided"...

 

Em São Francisco

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