Cannes Lions

Embargo em Cannes

Clube não poderá mais antecipar resultados

junho

Nós, equipe de jornalistas do Clube de Criação, recebemos na tarde deste sábado, 17, emails e telefonemas solicitando que não mais publiquemos "furos" relativos aos resultados do Lions Festivals e que respeitemos o embargo dos resultados oficiais comunicados em coletivas de imprensa. Isso tudo nos impedirá de continuar o trabalho de apuração que fazemos há 15 anos durante o evento.

Há anos essa discussão entre organização do festival e jornalistas brasileiros vem sendo travada por aqui e tem duas frentes. Uma relacionada a embargo de resultados oficiais e outra referente a resultados apurados junto a fontes (os chamados "furos"). Os jornalistas brasileiros, pressionados a respeitar os embargos, tentam fazer com que a organização do evento mude sua postura e elimine essa restrição, que não mais condiz, em nossa opinião, com os dias de hoje e sua urgência digital.

A organização, contudo, mantém a postura do embargo com o argumento de que antecipando a informação estaríamos "prejudicando outros jornalistas" e esvaziando o direito dos organizadores do evento de revelar nas cerimônias de premiação os resultados "em primeira mão".

Ano passado e retrasado, houve pressão sobre o Clube em relação às notas apuradas junto a fontes ("furos") e nos posicionamos falando do nosso compromisso com os leitores e com os princípios do jornalismo, entre eles a busca legítima pela informação.

O Clube de Criação respeita o Festival de Cannes mas está também profundamente comprometido com os conceitos de inovação e transformação que tanto são preconizados pelo mercado. O Clube valoriza o poder do “agora”, a relevância da mídia social e a essência da nova era da comunicação em que vivemos. O Clube está sendo questionado em uma época em que não há mais pleno controle da informação, e que fatos são compartilhados em qualquer plataforma, a qualquer momento, por jornalistas ou não. Nesse emaranhado de informações, um de nossos papeis é justamente o de filtrar e apurar o conteúdo compartilhado.

Contudo, em respeito aos nossos leitores e patrocinadores, não podemos arriscar a perda do direito de fazer a cobertura, conforme nos foi avisado pela organização, via email e telefonemas. Ou seja, se continuássemos, perderíamos as credenciais. Diante disso, informamos que, este ano, passaremos a não adiantar mais resultados e publicaremos os vencedores apenas nas datas e nos horários estabelecidos pelo Festival. Ano que vem, reveremos nossa participação no evento, se as condições se mantiverem as mesmas, por considerar que o direito à apuração junto a fontes é inerente ao jornalismo.

Neste sábado, tivemos que apagar várias notas do site e das redes sociais.

É isso. Obrigada pela compreensão e sorte para todos nós.

Reforçando: não deixaremos de dar todos os resultados e a cobertura continuará a ser, este ano, a mais próxima possível da que sempre costumamos fazer!

Laís Prado

Editora-chefe

Clubeonline

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.