Esqueceu sua senha?

Insira o e-mail cadastrado que enviaremos as instruções

Quer receber as notícias do
Clubeonline em primeira mão?

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. Quero receber informações de terceiros ENVIAR Quero ver a última edição

Enviar por email

Seu nome deve conter ao menos 2 caracteres. O nome do destinatário deve conter ao menos 2 caracteres. Digite um email válido. ENVIAR

Site oficial do
Clube de Criação

SITE OFICIAL DO
CLUBE DE CRIAÇÃO

Acesso exclusivo para
sócios corporativos:
Esqueci minha senha
Ainda não é cadastrado?
Seja Sócio do Clube de Criação

O CLUBE

LOJA

NEWSLETTER

Últimas

por Laís Prado

Cannes Lions

Embargo em Cannes

Clube não poderá mais antecipar resultados

19
junho
2017



Nós, equipe de jornalistas do Clube de Criação, recebemos na tarde deste sábado, 17, emails e telefonemas solicitando que não mais publiquemos "furos" relativos aos resultados do Lions Festivals e que respeitemos o embargo dos resultados oficiais comunicados em coletivas de imprensa. Isso tudo nos impedirá de continuar o trabalho de apuração que fazemos há 15 anos durante o evento.

Há anos essa discussão entre organização do festival e jornalistas brasileiros vem sendo travada por aqui e tem duas frentes. Uma relacionada a embargo de resultados oficiais e outra referente a resultados apurados junto a fontes (os chamados "furos"). Os jornalistas brasileiros, pressionados a respeitar os embargos, tentam fazer com que a organização do evento mude sua postura e elimine essa restrição, que não mais condiz, em nossa opinião, com os dias de hoje e sua urgência digital.

A organização, contudo, mantém a postura do embargo com o argumento de que antecipando a informação estaríamos "prejudicando outros jornalistas" e esvaziando o direito dos organizadores do evento de revelar nas cerimônias de premiação os resultados "em primeira mão".

Ano passado e retrasado, houve pressão sobre o Clube em relação às notas apuradas junto a fontes ("furos") e nos posicionamos falando do nosso compromisso com os leitores e com os princípios do jornalismo, entre eles a busca legítima pela informação.

O Clube de Criação respeita o Festival de Cannes mas está também profundamente comprometido com os conceitos de inovação e transformação que tanto são preconizados pelo mercado. O Clube valoriza o poder do “agora”, a relevância da mídia social e a essência da nova era da comunicação em que vivemos. O Clube está sendo questionado em uma época em que não há mais pleno controle da informação, e que fatos são compartilhados em qualquer plataforma, a qualquer momento, por jornalistas ou não. Nesse emaranhado de informações, um de nossos papeis é justamente o de filtrar e apurar o conteúdo compartilhado.

Contudo, em respeito aos nossos leitores e patrocinadores, não podemos arriscar a perda do direito de fazer a cobertura, conforme nos foi avisado pela organização, via email e telefonemas. Ou seja, se continuássemos, perderíamos as credenciais. Diante disso, informamos que, este ano, passaremos a não adiantar mais resultados e publicaremos os vencedores apenas nas datas e nos horários estabelecidos pelo Festival. Ano que vem, reveremos nossa participação no evento, se as condições se mantiverem as mesmas, por considerar que o direito à apuração junto a fontes é inerente ao jornalismo.

Neste sábado, tivemos que apagar várias notas do site e das redes sociais.

É isso. Obrigada pela compreensão e sorte para todos nós.

Reforçando: não deixaremos de dar todos os resultados e a cobertura continuará a ser, este ano, a mais próxima possível da que sempre costumamos fazer!

Laís Prado

Editora-chefe 

Clubeonline

Leia tudo sobre o #ClubeinCannes aqui.