Pesquisa Gloob: Era Uma Vez

Como histórias ouvidas pelas crianças as influenciam?

25.03.19

Com o objetivo de entender as raízes da colaboração, por meio de reflexões sobre algumas icônicas histórias infantis, como "Cinderela", "Os Três Porquinhos" e "Os Saltimbancos", o canal de TV por assinatura Gloob, da Globosat, apresenta a pesquisa "Era Uma Vez...", em parceria com a consultoria Inesplorato e o Instituto Quantas.

"Estudar mais sobre colaboração só reforça a nossa estratégia Juntaê, adotada no primeiro semestre de 2018, que é tornar transversal o conceito da causa. Consideramos importante que esteja presente em todos os ambientes, seja no nosso conteúdo, na área de licenciamento ou, como é o caso, na pesquisa que compartilhamos com o mercado", declara Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais, da Unidade Infantil da Globosat, composta pelos canais Gloob e Gloobinho.

A pesquisa parte da premissa de que as histórias "falam de valores, comportamentos, formas de agir e pensar" e que o "papel delas é ainda mais importante para os pequenos, pois quando contamos uma história para uma criança estamos falando de bem e mal, certo e errado, quem ganha e quem perde, qual o papel das pessoas na sociedade, quem se dá bem no final". Por isso, o estudo defende que as histórias ouvidas pelas crianças e o tipo de estímulo social a que estão expostas influenciam a formação da sua identidade, de seus valores e julgamentos.

"Era Uma Vez..." questiona como os adultos podem melhorar a relação com as crianças. E cita a psicanalista Ilana Katz, que defende ser possível mudar o olhar sobre essas relações a partir de três ações: a primeira, despossuir as certezas do passado, ao romper com antigos ciclos e refletir sobre a reprodução de comportamentos automáticos, para chegar à segunda, que é reinventar a forma como nos relacionamos com as crianças no presente, culminando na terceira ação, indeterminar nossas expectativas em relação ao futuro delas, sem projetar aquilo que nós, adultos, gostaríamos que fossem. "É a criança como autora e protagonista da sua história", defende o estudo.

Ponto de partida para uma melhor relação entre adultos e crianças pode ser a colaboração, sugere a pesquisa. Mas o que significa colaborar? Para o estudo, as ações colaborativas têm cinco valores em comum: elas são caracterizadas por simetria de estrutura (agir de igual para igual), interação (fazer junto), negociação (abraçar o diferente), motivação (buscar o que nos move) e interdependência (entender que todos são importantes).

A promoção desses valores, defende a pesquisa, tem o potencial para contribuir com a construção de uma sociedade com mais empatia. Porém, o estudo questiona: "será que estamos realmente atentos ao que esses valores representam em nosso dia a dia?"

O estudo traz, então, reflexões sobre a presença e a ausências desses valores em algumas histórias contadas às crianças: "Cinderela" e as assimetrias das relações em seu enredo; "Os Três Porquinhos" e a interação entre eles; a negociação entre "A Cigarra e a Formiga"; a motivação do "Pequeno Polegar"; e "Os Saltimbancos" e a interdependência.

Espie o infográfico abaixo e confira alguns dos dados.

"Era uma vez..." é o mais recente estudo proprietário lançado pelo Gloob. Pesquisas anteriores, como "Geração Alpha" (2016), que trouxe percepções de crianças nascidas a partir de 2010 sobre o ato de brincar, e "Infâncias" (2017), que buscou investigar o conceito atual de infância por meio de uma perspectiva histórica, podem ser conferidos na plataforma Gente, da Globosat.

Veja mais detalhes sobre a pesquisa "Era Uma Vez...", aqui.

Pesquisa Gloob: Era Uma Vez