Eu Uso, Eu Cuido

Vítimas de ônibus queimados, em campanha da Mercedes-Benz

20.09.17

Com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a queima de ônibus no país, que além de atrasos e baixa no volume das frotas, provoca inúmeras vítimas, a Mercedes-Benz do Brasil iniciou em 2015 o movimento “Eu uso, eu cuido”, criado pela Moma.

Com a volta do crescimento no número de ônibus queimados - 312 só até setembro de 2017 versus 262 em 2016 (segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU) –, anunciante e agência apostam numa segunda fase da iniciativa, que narra histórias de pessoas que sofreram traumas físicos e psicológicos por estarem presentes nessas situações.

A primeira é a do motorista Jefferson Alves da Silva, que se feriu após ter seu ônibus incendiado no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo, há cinco anos. Ele salvou a vida de uma passageira com deficiência física que não conseguia sair do coletivo.

O filme (assista abaixo) recria, sem utilização de efeitos especiais, a situação e a ligação de Silva ao 190 pedindo por socorro. A seguir, veja o vídeo com o depoimento de Silva.

"A ideia de contar essa história não veio por acaso. Encontramos nas redes sociais da Mercedes-Benz um comentário do próprio Jefferson contando o que aconteceu naquele dia, o que serviu de inspiração para todo o trabalho. Na primeira fase, ‘Eu uso, eu cuido’ retratava o impacto dos danos materiais à sociedade. Agora, entendemos que era a hora de focar nos danos a pessoas como ele", afirma Rodolfo Sampaio, sócio e vice-presidente de criação da Moma

A Mercedes-Benz do Brasil também está colocando o nome de Jefferson em um ônibus da frota produzida pela empresa. Seu nome foi gravado em uma placa e inserido em um dos veículos que, em breve, estará em circulação.

O site Eu Uso, Eu Cuido reúne peças da campanha, detalhes da história de Jefferson e incentiva outras vítimas de atos semelhantes a contarem suas histórias em texto e vídeo.

Ficha Técnica:

Título: “Eu uso, eu cuido”
Agência: Moma Propaganda
Anunciante: Mercedes-Benz do Brasil
Produto: Institucional - Ônibus

Direção de criação: Rodolfo Sampaio
Criação: Guilherme Martins, Rafael de Miranda, Bruno Campanelli,Tiago Santos, Bruno Moreira e Helena Laurenti
Direção de projetos: Ricardo Brevvi
Produção/agência: Marcelo “Tyson” Toledo