‘Extorsão e chantagem’

American Media promete investigar acusações de Jeff Bezos

fevereiro
2019

Jeff Bezos, dono do The Washington Post e fundador da Amazon, acusou o tabloide The National Enquirer de "extorsão e chantagem".

Em um post publicado nesta quinta-feira (07), Bezos detalhou como a publicação, liderada por David Pecker e controlada pela norte-americana American Media Inc., afirmou que publicaria textos e fotos sobre sua relação extraconjugal, a menos que ele concordasse com várias condições impostas pelo tabloide a ele.

A diretoria da American Media determinou que uma investigação será lançada e "ações apropriadas" serão tomadas, disse a empresa em um comunicado, distribuído na manhã desta sexta-feira (08): "American Media believes fervently that it acted lawfully in the reporting of the story of Mr. Bezos. Further, at the time of the recent allegations made by Mr. Bezos, it was in good faith negotiations to resolve all matters with him. Nonetheless, in light of the nature of the allegations published by Mr. Bezos, the Board has convened and determined that it should promptly and thoroughly investigate the claims".

Antes da denúncia de Bezos, o National Enquirer havia revelado mensagens de texto entre Bezos e uma mulher chamada Lauren Sanchez depois que o executivo anunciou que ele e sua esposa estavam se divorciando, após 25 anos de casamento.

Bezos, em seu post, disse que, depois da publicação, iniciou uma investigação contra a editora e sua equipe viu indícios de que a cobertura do caso feita pelo tabloide teve "motivações políticas".

De acordo com Bezos, o National Enquirer ameaçou, então, publicar 10 fotos íntimas trocadas entre ele e Lauren, caso as investigações contra o jornal continuem. Ele também compartilhou supostos e-mails da AMI, inclusive de Dylan Howard, diretor de conteúdo da empresa. Nele, Howard detalharia as fotos que a publicação pretendia divulgar.

A assessoria jurídica da AMI disse à equipe de Bezos que as fotos seriam publicadas, a menos que ele, entre outras coisas, divulgasse uma declaração dizendo que não havia base para sugerir que a cobertura do tabloide era "politicamente motivada ou influenciada por forças políticas".

Bezos