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Fake news x notícias reais

NY Times valoriza a verdade em filme a ser exibido no Oscar

23.02.17

O jornal The New York Times vai aproveitar a audiência do Oscar, cujos prêmios serão entregues neste domingo, 26, para lançar uma campanha multiplataforma, criada pela Droga5, em que o foco é a busca pela verdade. É a primeira vez em dez anos que o veículo investe em um comercial para TV. Diante dos ataques do presidente Donald Trump à imprensa, pode-se dizer que o movimento do jornal é uma resposta forte. Estimativas do mercado americano, apontadas pelo site Politico, indicam que o custo de um filme de 30 segundos no intervalo do Oscar gira em torno de US$ 2,5 millhões.

Batizado de The Truth is Hard, o comercial mostra, em um fundo branco, a frase “The truth is our nation is more divided than ever”. Depois disso, a expressão “The truth is” se mantém, enquanto ideias conflitantes completam a afirmação. Entre essas ideias estão “alternative facts are lies”, “the media is dishonest”, “a woman should dress like a woman” e “women’s right are human right”.

Os complementos surgem em velocidade que se acelera com o tempo. Até que são estampadas as frases (em bold) “The truth is hard. The truth is hard to find. The truth is hard to know. The truth is more important now than ever”.

De acordo com Meredith Levien, vice-presidente executiva do jornal, em declaração ao site Político (leia a reportagem aqui), o objetivo da campanha é valorizar a qualidade do conteúdo jornalístico, deixando claro que o veículo coloca repórteres em campo para fazer a cobertura de tópicos complexos. “É uma oportunidade única para fazer com que as pessoas pensem a respeito da fonte das notícias e como elas são produzidas e entendam por que jornalismo de qualidade é o que importa”, afirmou.

David Rubin, vice-presidente sênior e head of brand do NY Times, ponderou que há um debate nacional sobre o que é verdade, um tema que ganhou relevância nos últimos meses em função da proliferação de notícias falsas (fake news) – mencionadas até mesmo como fatores relevantes para a eleição de Trump. Para Rubin, o Oscar é um evento de ampla audiência que permite manter essa conversa em evidência e, assim, levar o público a refletir a respeito do papel que o decano diário tem no jornalismo.

Em entrevista para AdAge (clique aqui para ler mais detalhes), Rubin contou que o jornal tem discutido a campanha com a Droga5 há cerca de um mês e meio. A ação se estenderá para a internet, terá anúncios no Times e também irá para mídia Out Of Home, com outdoors em Nova York, Los Angeles, Washington e San Francisco. Rubin explicou que a campanha faz parte de um esforço de transformar o jornal em um negócio mais voltado para as assinaturas. Dados do quarto trimestre de 2016 indicam que o veículo já passa de três milhões de assinantes para o impresso e para o digital. Nesse período, 276 mil assinaturas digitais foram feitas.

Veja o comercial abaixo.

Fake news x notícias reais

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