Family fire

Droga5 aborda acidentes com armas, em campanha

As entidades Ad CouncilBrady Center to Prevent Gun Violence lançam campanha que se baseia na ideia de que o primeiro passo para a resolução de um problema é identificá-lo.

Com o objetivo de evitar tiroteios resultantes de armas armazenadas inadequadamente ou uso indevido de armas de fogo em residências, as organizações apresentam um novo termo: "family fire", inspirado em frases que ajudam a abordar outras epidemias, como "fumante passivo" ou "motorista da vez".

"Nosso objetivo é fazer do 'family fire' parte do vocabulário, na tentativa de mudar o comportamento e salvar vidas", defende Lisa Sherman, presidente e CEO do Ad Council.

A campanha tem foco em vítimas jovens e sua data de lançamento, 8/8, é um aceno para o número de crianças ou adolescentes que são feridos a cada dia, como resultado do "family fire". Um estudo da Academia de Medicina de Nova York descobriu que mais de 4,6 milhões de crianças moram em casas com armas destravadas e carregadas, e três em cada quatro delas sabem onde essas armas são guardadas.

Droga5 de Nova York assina a campanha, que também está sendo apoiada pela Gun Safety Alliance, grupo de anunciantes que se reúne para tratar de questões relacionadas à segurança de armas nos EUA, com a ajuda da comunidade publicitária.

Para promover o termo, a comunicação conta com um filme dirigido por Jim Cummings, da Here Be Dragons, que captura um diálogo inquietante entre um pai e seu filho. O menino pressiona seu pai com perguntas cada vez mais detalhadas (e estranhas) sobre a arma que eles têm em casa. Assista abaixo.

A campanha também inclui um site, endfamilyfire.org, onde os visitantes podem encontrar passos simples sobre como tornar suas casas seguras se tiverem uma arma.

Para semear o termo "family fire", as equipes por trás da iniciativa também entraram em contato com conselhos editoriais e repórteres que cobrem violência armada, pedindo que usassem o termo ao relatar histórias relacionadas a tragédias relacionadas a armas que não foram armazenadas com segurança em uma casa.

Com AdAge.