arrow_backVoltar

Fato Distorcido

Almap cria experimento para revista Veja

05.05.15

A AlmapBBDO criou para a revista Veja, da Editora Abril, um experimento real para ressaltar a importância da credibilidade no jornalismo.

O resultado pode ser conferido no filme “Fato Distorcido” (assista abaixo), dirigido por Vitor Amati, da BossaNovaFilms, e que está sendo veiculado na internet e no cinema.

Em 12 dias de filmagens, em um galpão em São Paulo, o experimento envolveu seis artistas de diferentes técnicas e partiu de uma foto feita pelo fotojornalista Kevin Carter, no Sudão (África), em 1993. Na imagem, uma criança, em estado de subnutrição, está na mira de um abutre. Exposta em um galpão, ela foi observada pelo pintor Rien, que a reproduziu criando uma obra de arte a partir do que viu. A foto foi então coberta e os artistas convidados passaram a ter acesso apenas ao trabalho realizado pelo profissional anterior. Participaram da experiência também o ilustrador Eduardo Nunes, o escultor Cícero D’Ávila, o grafiteiro Giuliano Alemão, o xilogravurista Samuel Ornellas e, por fim, o fotógrafo Guto Nóbrega.

A ideia é mostrar que a interpretação de cada artista sobre o que viu no trabalho do profissional anterior foi se afastando da realidade exibida na foto original. Como na arte, quanto mais intermediários entre o fato e a notícia, mais distorcida é a informação, defende o experimento.

O filme que apresenta a ação termina com o lettering “Vá direto à fonte” e a assinatura “Veja. Para não ficar indiferente”.

A seleção dos artistas foi feita pelo diretor Vitor Amati. Todos foram levados a uma locação ampla, onde dispunham de materiais para o tipo de arte em que são especialistas. Eram dadas até 36 horas para conceber a criação.

"Um dos desafios foi filmar a sequência dos artistas trabalhando com olhar realista, porém sofisticado, para atender o alto nível estético esperado para a campanha", explica Amati.

Cada artista trabalhou de uma maneira: alguns mergulharam no trabalho e permaneceram no estúdio durante todas as horas disponíveis. Outros pediram silêncio absoluto, alguns precisaram ouvir música, outros preferiram distanciamento das câmeras.

O diretor afirma que assumiu o papel de observador. "A direção foi atípica. Não existiram cenas planejadas e interpretações. Meu papel era permitir liberdade criativa no set", diz Amati.

Ficha Técnica:

Anunciante: Editora Abril
Título: Fato Distorcido
Produto: VEJA
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretores Executivos Criação: Bruno Prosperi, Renato Simões
Criação: Cesar Herszkowicz, Luciano Lincoln
Produtora: BossaNovaFilms
Produtor Executivo: Eduardo Tibiriça
Atendimento Produtora: Kiska Kaysel e Renata Prado
Direção: Vitor Amati
Fotografia: Walter Carvalho
Montador / Editor: Oswaldo Santana
Finalização: BossaNovaFilms
Finalizadora: Rosana Felix
Produtora de Áudio: Satelite Audio
RTVC: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Adriana Kordon, Fernando Yamanaka
Atendimento: Fernanda Antonelli, Mariana Silveira, Beatriz Almonacid
Planejamento: Cintia Gonçalves
Mídia: Wanderley Jovenazzo, Denise Lavezzo, Kauê Cury, Livia Novaes, Rogério Beraldo
Coordenador de fotografia: Teresa Setti e Stephanie Biekarck
Aprovadores: Rogério Gabriel Comprido, Simone Sousa, Ícaro de Freitas, Rafael Cescon

Fato Distorcido

/