Festival do Clube 2017

Ji Lee, do Facebook NY, estará conosco. Nem pense em perder!

12.09.17

O líder criativo do Facebook em Nova York é sul-coreano, fala português e, há anos, escolheu os Estados Unidos como território para usar sua mente criativa a favor da criação de formas e artes que ajudem as marcas e empresas a se conectarem com as pessoas.

Um dos nomes mais importantes do design mundial, Ji Lee nasceu na Coreia do Sul e, ainda criança, acompanhou a família que migrava para o Brasil em busca de melhores oportunidades de vida. Em São Paulo, percebeu logo sua inclinação para o mundo das artes e decidiu estudar pintura. Já adulto, quando teve a oportunidade de ir a Nova York para fazer um curso na Parsons The New School for Design, teve certeza de que não sairia mais daquele universo – e dos Estados Unidos.

O gosto pela criação acabou aproximando Lee da publicidade. O profissional foi diretor de arte de agências renomadas do mercado norte-americano, como Saatchi & Saatchi e Droga5. Em 2008, foi convidado a assumir a diretoria criativa do Google, onde passou a utilizar seus conhecimentos em design em prol do desenvolvimento de projetos criativos e ferramentas tecnológicas.

A bagagem adquirida o levou, em 2011, para a sala de Mark Zuckerberg, de onde saiu contratado como líder criativo da operação do Facebook em Nova York, cargo que exerce até hoje. Entre suas atribuições estão o desenvolvimento de novas linguagens e tecnologias para o Creative Shop, área da rede social voltada aos negócios publicitários e serviços para anunciantes.

Entre seus projetos, o de maior destaque foi “Bubble Project”, uma forma de combater a poluição visual da publicidade nas ruas de Nova York. Ele imprimiu 50 mil adesivos ao estilo “balão de diálogo de quadrinhos”, colocados em algumas das peças mais invasivas, convidando as pessoas a preencherem o espaço em branco com frases que lhes viessem à cabeça. A publicidade intrusiva se tornou, então, uma forma de diálogo hoje adotada por diversos projetos de comunicação em todo o mundo.

Vai perder?

Os ingressos do Festival já estão à venda, compre aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação 2017