Festival do Clube 2017

Susan Credle: 'Seja generoso com as pessoas, com o trabalho e com você'

17.09.17

Uma das principais líderes da indústria mundial de propaganda, a Global Chief Creative Officer da FCB, Susan Credle, com base em Nova York, veio pela primeira vez ao Brasil e falou sobre “Generosidade” na sala Adobe do Festival do Clube. “O que te trouxe até aqui, não te levará até lá”, destacou já no começo. Ela iniciou a carreira na BBDO NY - nada mal, não? - como recepcionista temporária, e saiu 24 anos depois, com uma carreira consolidada na criação.

Compreender que a generosidade é o melhor caminho para uma liderança inspiradora foi consequência de muita observação e desenvolvimento. “Quando comecei, se pegasse um briefing, um cliente, uma informação, eu segurava para mim. Usava para me destacar”. Segundo ela, o melhor de ser jovem é a ousadia, o levantar a mão para fazer o que ninguém quer fazer. O sentimento de ser implacável. “Mas aí você vira diretor de criação e começam as questões. Quantos de vocês acreditavam que eram incríveis e se sentiram desapontados depois?”, provocou a plateia. “Estranho, não?”.

O problema, segundo ela, é não mudar o comportamento quando se chega à liderança. Um jovem iniciante precisa falar mais alto para se fazer ouvir. Tudo o que um líder fala vai para um megafone e se ele não tiver cuidado, vai soar arrogante, ditatorial. Tudo o que ele faz, todos os dias, importa muito, por menor que seja. E isso pode e deve ser usado para o bem. “Suas palavras também têm maior poder de estimular as pessoas”. No papel de ‘técnico’ que precisa motivar o time a dar seu melhor e jogar em conjunto, é preciso também estar atento pois o que motiva você, não necessariamente motiva o outro.

Saber ouvir é outra característica essencial na direção criativa. “Quando alguém me apresenta um trabalho no qual não acredita e que fez porque o chefe gosta, eu sinto que estamos perdendo a chance de ter um excelente trabalho”, revelou. “Não podemos querer ser mais importantes que nossos criativos. Não é fácil, eu sei. Me esforço diariamente para ser uma líder, não uma ditadora”.

A cultura do "fazer para sobreviver" é outro fator que pode prejudicar as relações saudáveis de trabalho. A dica é pensar na abundância de oportunidades do mercado. “Quando passei a entender que esse não será o último melhor briefing, cliente ou a última melhor oportunidade, passei a compartilhar mais, delegar e estimular as pessoas a assumirem suas ideias e a se destacarem, trazendo seu melhor”. Aprendeu que quanto mais pessoas abraçarem uma ideia, maior ela será. “Os diretores de criação mais generosos, que reconhecem que não são os únicos a terem as boas ideias, são os que mais atraem talentos”, lembrou.

Aliás, sobre perder talentos, ela aconselhou: “Não entre em pânico. Aja com respeito, compreensão e generosidade. É melhor ter alguém muito bom por um momento, do que alguém médio para sempre”.

A relação com os clientes também deve ser repensada dentro da generosidade. “É preciso respeitá-los, compreender que estamos de fato jogando juntos, entender seus processos e como tomar uma decisão que pode parecer simples pra você - aprovar sua ideia, por exemplo - pode ser complexo pra ele. Seja realmente parceiro. Tenha compaixão e resiliência. E se uma ideia não for aprovada, seja sincero com seu time.

E em meio a tantos desafios diários da profissão, ela lembrou: “seja generoso com você mesmo”. Pontuou a importância de breaks e férias, cada vez mais escassos nas agendas dos líderes da indústria. “Se um líder não puder tirar férias de uma semana e manter as coisas acontecendo sem a interferência dele, algo está errado”, disse.

Antes de encerrar com um "obrigada" em português, ela reforçou: “Seja generoso consigo mesmo e com os outros. Seja presente. Inspire as pessoas”.

Rita Durigan

Serviço: