Festival do Clube 2018

Como sobreviver ao sucesso de Epic Split? Saiba neste SÁBADO

21.09.18

Jornalista por formação, Björn Engström é um dos nomes por trás da campanha de sucesso “The Epic Split”, da sueca Forsman & Bodenfors para a Volvo Caminhões. O comercial conquistou o Grand Prix de Film no Cannes Lions de 2014. Com este GP e mais 20 Leões, a F&B foi escolhida a Agência Independente do Ano do Festival.

Ter no currículo uma campanha vitoriosa como “Epic Split”, com mais de 89 milhões de views no YouTube, é de encher de orgulho qualquer criativo, mas o que vem depois disso? Essa questão será respondida em painel do Festival do Clube 2018 em que Björn Engström compartilhará com o público sua experiência na agência, na qual entrou em 1988 como redator e onde chegou a senior partner. Björn ganhou diversos prêmios de criatividade, entre eles um Black Pencil no D&AD e o Best in Show no One Show.

Com o título “Is There a Life After The Epic Split? – About surviving success and the F&B way of working”, a apresentação de Engström abordará ainda a maneira de trabalhar da agência, que tem escritórios em Gotemburgo (cidade onde se originou), Estocolmo e Singapura, uma estrutura que comporta um total de 320 pessoas.

O Clubeonline entrevistou Engström para ele falar um pouco sobre o tema de seu painel no Festival. Em sua palestra, o redator da Forsman & Bodenfors irá detalhar como a agência trabalha e de que modo isso se reflete no desenvolvimento das campanhas, na construção de uma relação de confiança com os clientes e na criação de cases vencedores. Além, claro, de contar os bastidores do filme protagonizado por Jean-Claude Van Damme e revelar como se faz para sobreviver a um sucesso tão grande que marcou a história da agência.

Não perca: no sábado, 22, entre 19h25 e 20h40, “Is There a Life After The Epic Split? – About surviving success and the F&B way of working”.

CLUBEONLINEComo desenvolver uma carreira sólida em uma agência pequena e ser premiado tantas vezes?

BJÖRN ENGSTRÖM – Acho que tudo está ligado à maneira como trabalhamos. Para sermos verdadeiramente inovadores, é preciso ter foco 100% sobre os problemas reais, em vez de nos concentrarmos em ganhar prêmios ou agradar o chefe. É por isso que não temos diretor de criação. No lugar de ficar competindo um com o outro, nós nos ajudamos mutuamente. O time assume total responsabilidade pelo trabalho, por todo o caminho até entregarmos ao cliente. Isso cria uma ótima atmosfera dentro da equipe e uma parceria forte e confiável com os clientes.  E clientes confiantes são clientes corajosos.

CLUBEONLINENão há diretores de criação? Como é o modelo da agência?

ENGSTRÖM – Somos frequentemente perguntados sobre isso quando falamos da Forsman & Bodenfors. Nosso modelo é: sem diretor de criação, sem diretor executivo de criação, sem CCO. O time é o chefe. Espera-se que qualquer um da equipe apresente suas ideias para outras pessoas na agência. E isso vale para todos os criativos, independentemente de sua 'senioridade'. Você não tem feedback de um diretor de criação. Você tem feedback de dez outros criativos. Daí, é com você e com seu time a decisão sobre que caminho seguir – não há equipes competindo entre si. Não vemos o que hierarquias formais podem agregar ao processo criativo. Hierarquia é algo caro e entediante. Em vez disso, todos os criativos fazem reuniões com os clientes e precisam conhecer muito bem as marcas com as quais trabalham. Isso gera um custo eficiente e exige menos tempo.

CLUBEONLINEQue conselhos daria para alguém que está começando a trabalhar na publicidade?

ENGSTRÖM – Que livre sua mente do pensamento tradicional e dos clichês da publicidade que povoam nossa cabeça.  Também acho bom se engajar em algum movimento da sociedade e se ocupar com outras coisas além da propaganda.

CLUBEONLINEDiante do título do seu painel, pergunto: há vida depois de um grande sucesso como foi The Epic Split?

ENGSTRÖM – Claro! Sou muito orgulhoso dos trabalhos que temos feito depois do Epic Split. Muitos deles se tornaram virais também. Acho que todos nós subestimamos os desafios que surgem quando se atinge um ponto na vida. Por isso, vou falar sobre sobreviver ao sucesso – e lógico que será com muito brilho nos olhos.

CLUBEONLINEQual sua visão sobre o futuro da publicidade?

ENGSTRÖM – Não acredito nos velhos dias dourados da publicidade. Nunca houve um tempo melhor para ser criativo do que hoje – e estamos só no início. A revolução digital tem, evidentemente, seus inconvenientes, mas ela abre muitas  possibilidades se você estiver pronto para aceitar a mudança.

CLUBEONLINEO que te inspira nestes dias?

ENGSTRÖM – Estou muito interessado em cultura pop e nas coisas ligadas a virais – que surpresa! Arte contemporânea também ajuda a pensar fora da caixa. A melhor publicidade não se parece ou não lembra publicidade.

Lena Castellón

Confira a programação do Festival do Clube 2018aqui.

SERVIÇO: Festival do Clube de Criação

Quando: Setembro, 22, 23 e 24 - 2018 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino