Festival do Clube de Criação

Andy Sandoz estará conosco. Vai perder?

16.09.15

No início deste mês, a marca Ballantine’s lançou um copo para uísque que pode ser usado no espaço (leia e veja aqui). O projeto, digamos, "futurístico", chamado “Space Glass”, foi criado pela agência londrina de marketing digital Havas Work Club, da qual Andy Sandoz – que estará conosco na edição de 2015 do Festival do Clube de Criação – é co-fundador e sócio criativo.

No evento do Clube, Sandoz falará justamente sobre tecnologia e sua relação com os seres humanos. Ele promete uma conversa “fresquíssima” e brinca que, durante sua palestra, cujo título (ou não-título) é “I don't know what this talk is called”, irá “desequilibrar a delicada química dos cérebros (dos participantes)”, acrescentando que “vocês sairão (do bate-papo) exatamente dois centímetros mais altos do que eram.

Sandoz, que foi vice-presidente do D&AD por um ano, acaba de reassumir a presidência da entidade neste mês de setembro. Ele fundou a agência de marketing digital Work Club em 2007, ao lado de Martin Brooks, Jon Claydon e Paddy Griffith.

Ben Mooge e Lisa De Bonis se uniram a eles como sócios naquele mesmo ano.

Em maio de 2014 - quando a agência tinha 100 funcionários, receita de US$ 10 milhões e clientes do porte de Pernod Ricard, Walmart e Coca-Cola - foi comprada pelo Havas, que adquiriu 51% de participação no negócio. Na ocasião, a empresa passou a se chamar Havas Work Club e tornou-se parte do grupo Havas Worldwide no Reino Unido.

A Havas Work Club lançou uma série de campanhas que exploram dados, “internet das coisas” - revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no cotidiano à web - ritmos cerebrais e microgravidade (como no citado projeto “Space Glass”).

Em 2012, a agência abocanhou o título de “Agency of the Year” concedido pela revista Campaign e também foi citada na A-List do AdAge como uma empresa que trouxe conceitos “da ciência para o branding”, de modo a “reduzir o fosso entre os mundo digital e físico.

Antes de lançar a Work Club, Sandoz atuou como ilustrador entre 1997 e 1999, quando explorou a arte visual para criar histórias. Abandonando seu airbrushdevido à falta da função 'control Z'”, sua carreira voltou-se para o design digital, interatividade e publicidade. Ele conta que tem grande interesse por "metodologias e tecnologias inovadoras que criam oportunidades diferenciadas e ajudam os anunciantes a tirar maior proveito do desdobramento do cenário digital da atualidade."

O profissional também acredita que “a criatividade pode salvar o mundo.” Seu objetivo é “matar a publicidade, antes que ela me mate”. Atualmente, seu trabalho une design thinking, storytelling, tecnologia e marcas.

O sócio criativo da Havas Work Club tem um histórico de uso precoce de tecnologias inovadoras para contar histórias. Em 1999, por exemplo, já abordava e aplicava o conceito de “tecnologia criativa”. Em 2003, começou a trabalhar com mensagens de vídeo e narrativa interativa. Em 2005, com reconhecimento de gestos e utilitários digitais. No ano de 2008, apostou no uso de aplicativos móveis e, no ano seguinte, em dados em tempo real ao vivo, além de ter realizado experiências de segunda tela. Em 2010, já aplicava o conceito de "internet das coisas" e "weareables". Em 2013, criou novos produtos e serviços digitais. Neste ano, "desbravou o espaço" com o copo "Space Glass", para Ballantine’s.

Sandoz estará conosco no Festival do Clube, ao lado de importantes profissionais do mercado publicitário nacional e internacional, bem como de personalidades ligadas à música, fotografia, cinema, televisão e artes plásticas, entre outras áreas.

A venda dos ingressos para a edição de 2015 do Festival já começou. Garanta o seu na lojinha do Clubeonline.

Nos últimos três anos, o Festival do Clube reuniu nomes do primeiro escalão do mercado de comunicação e da economia criativa. Para citar apenas alguns: Ajaz Ahmed, fundador e CEO da AKQA; Tham Khai Meng, Worldwide Chief Creative Officer da Ogilvy; Matt Eastwood, Worldwide Chief Creative Officer da JWT; Rosie Arnold, Deputy Executive Creative Director da Bartle Bogle Hegarty; Laura Jordan-Bambach, Creative Partner da Mr. President e cofundadora da She; Rodolfo Echeverria, Vice President of Marketing da Coca-Cola Latin America; Chuck Porter, Cofundador e Chairman da Crispin Porter+Bogusky; Vik Muniz, artista plástico e fotógrafo; Alice Braga, atriz; Paulinho Moska, músico e compositor; João Marcelo Bôscoli, músico e produtor; João Moreira Salles, fundador da revista Piauí e documentarista; Carlos Burle, surfista de ondas gigantes; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni); Alex Atala, chef; entre muitos outros.

Aqui você espia a programação completa e os workshops do Festival do Clube. Confira a fanpage do evento aqui.

Este ano, o hotel oficial do Festival é o Radisson Faria Lima (av. Cidade Jardim, 625 - Pinheiros, fone: 11-2133-5960). O hotel oferece preços muito especiais para os participantes do nosso evento. Informe-se.

Dúvidas sobre o Festival do Clube podem ser esclarecidas pelo fone 55 11 3030-9322 ou pelo email clubedecriacao@clubedecriacao.com.br.

Leia sobre Miguel Bemfica, que também estará conosco no Festival, aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação

Quando: dias 19, 20 e 21 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo