Miguel Bemfica estará conosco. Saiba + sobre ele

19.09.15

Diretor global de criação da McCann Worldgroup Europa e fundador da Escola Cuca, o brasileiro Miguel Bemfica, jornalista por formação, é um dos participantes da edição de 2015 do Festival do Clube de Criação.

Depois de enfrentar o ofício de jornalista durante dois anos, Bemfica migrou para o mercado publicitário. Como redator, o profissional trabalhou em três agências de publicidade: primeiro na Propeg de Recife, em 1991. Da capital pernambucana, veio para São Paulo, em 1994, para atuar na Colucci, e, em seguida, na AlmapBBDO, onde abocanhou seu primeiro Leão em Cannes - Prata em Press - com o anúncio “Magnets”, criado para Volkswagen, em 1998.

Já como diretor de criação, chegou à DM9DDB, em 2000, e tratou de desenvolver habilidades na área digital e em projetos de comunicação integrados. Lá, atendeu clientes como Bohemia e Telefônica, durante sete anos. Em seguida foi para a DPZ, onde ficou por nove meses, criando para marcas como Sadia.

Em 2008, Bemfica assumiu o cargo de Chief Creative Officer na J.Walter Thompson de Madri, na Espanha, com o intuito de revitalizar a produção criativa do escritório e o colocar de volta no mapa dos prêmios internacionais: a agência foi a segunda espanhola mais premiada no Festival de Cannes de 2011, ganhando o único Cyber Lion do país naquele ano, além de ter tido um trabalho entre os finalistas de Titanium, “Worlds First Gabage Hotel”.

Em meados de 2008, lançou no Brasil a Cuca, com a proposta de ser “uma escola de criativos, feita por criativos, para criativos” e com o objetivo de capacitar os alunos “com técnicas criativas para solucionar problemas do dia-a-dia de uma agência de propaganda.

Em setembro de 2011, começou a trabalhar como diretor global de criação da McCann Worldgroup Europa, inicialmente em Milão (Itália). Desde julho do ano passado, fica baseado em Londres (Inglaterra).

No decorrer de sua carreira, Bemfica atendeu uma grande variedade de clientes, passando por Audi, Volkswagen, Telefonica/Movistar, Honda, Corona, J&J, Kraft, Itaú, InBev, Whirlpool e Unicef, entre outros, e seu trabalho foi reconhecido com a conquista de prêmios em festivais nacionais e internacionais, de Cannes ao Clube de Criação, do D&AD, One Show, Clio Awards e Art Directors Club ao London Festival, NY Festival e El Ojo.

Bemfica estará conosco no Festival do Clube, ministrando a palestra '10 Dicas dos meus 20 anos de publicidade’, ao lado de importantes profissionais do mercado publicitário nacional e internacional, bem como de personalidades ligadas à música, fotografia, gastronomia, cinema, televisão e artes plásticas, entre outras áreas.

A venda dos ingressos para a edição de 2015 do Festival já começou. Garanta o seu na lojinha do Clubeonline.

Nos últimos três anos, o Festival do Clube reuniu nomes do primeiro escalão do mercado de comunicação e da economia criativa. Para citar apenas alguns: Ajaz Ahmed, fundador e CEO da AKQA; Tham Khai Meng, Worldwide Chief Creative Officer da Ogilvy; Matt Eastwood, Worldwide Chief Creative Officer da JWT; Rosie Arnold, Deputy Executive Creative Director da Bartle Bogle Hegarty; Laura Jordan-Bambach, Creative Partner da Mr. President e cofundadora da She; Rodolfo Echeverria, Vice President of Marketing da Coca-Cola Latin America; Chuck Porter, Cofundador e Chairman da Crispin Porter+Bogusky; Vik Muniz, artista plástico e fotógrafo; Alice Braga, atriz; Paulinho Moska, músico e compositor; João Marcelo Bôscoli, músico e produtor; João Moreira Salles, fundador da revista Piauí e documentarista; Carlos Burle, surfista de ondas gigantes; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni); Alex Atala, chef; entre muitos outros.

Aqui você espia boa parte da programação e os workshops do Festival do Clube. Confira a fanpage do evento aqui.

Este ano, o hotel oficial do Festival é o Radisson Faria Lima (av. Cidade Jardim, 625 - Pinheiros, fone: 11-2133-5960). O hotel oferece preços muito especiais para os participantes do nosso evento. Informe-se.

Dúvidas sobre o Festival do Clube podem ser esclarecidas pelo fone 55 11 3030-9322 ou pelo email clubedecriacao@clubedecriacao.com.br.

Leia sobre Raimundo Rodriguez, que também estará conosco no Festival, aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação

Quando: dias 19, 20 e 21 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo