arrow_backVoltar

Fiap 2017

Festival volta a Buenos Aires e sofre mudanças

24.07.17

A edição de 2017 do Festival Ibero Americano de la Publicidad, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro, em Buenos Aires, está sendo apresentada ao mercado como "Novo Fiap", por conta da ampliação do escopo do evento, que passa a oferecer conteúdo relacionado a artes, novas tecnologias, música, design e moda, entre outros assuntos, buscando refletir as mudanças do negócio da propaganda e da indústria publicitária local e regional.

Este ano, o Fiap volta a ser realizado em Buenos Aires - depois de três edições em Miami e duas na Cidade do México -, com o intuito de movimentar a cidade como uma "capital de ideias", segundo Daniel Marcet, chairman do Festival, que apresentou, na manhã desta segunda-feira (24), as novidades do evento.

O Festival reestruturado, que será realizado na Usina Del Arte e no Hotel Faenapassa a ser dividido em quatro disciplinas. A primeira, chamada de Formatos, reunirá trabalhos relacionados a conteúdo e entretenimento (como programas para TV, rádio, obras de teatro, product placement, live experience etc), mas que tenham, necessariamente, a missão de alavancar marcas.

A segunda, Inovação, abrangerá as expressões fora dos formatos tradicionais (nas mais diversas mídias).

Em Anúncios, estarão englobados comerciais para TV ou cinema, passando por mídia impressa, rádio, outdoor etc.

A quarta disciplina é Produção, onde serão avaliadas categorias técnicas, tradicionais e não-tradicionais.

As agências que conquistarem Ouro em Formatos, Inovação, Anúncios e Produção irão ganhar estatuetas com as primeiras letras de cada área, formando a palavra "FIAP" (veja a imagem, abaixo). Esse prêmio é o Grand Slam.

Marcet também anunciou que, neste ano, ao final do julgamento, os jurados do Fiap irão confeccionar um "paper", reunindo suas principais impressões sobre a situação do mercado na região e apontando as tendências e caminhos que a indústria deve percorrer pelos próximos anos.  A Accenture será responsável por alinhar as ideias para construir o aspecto formal do documento, de acordo com o chairman.

A mudança no modelo de negócios do Festival - que passa a captar receitas não apenas com inscrições de trabalhos, mas também com patrocínio e conteúdo, reflete as mudanças pelas quais o mercado está passando atualmente, na visão de Marcet. "Nos transformamos num evento de negócios, com palestras de empresas. Não realizamos mais apenas uma premiação", afirma.

Leia anterior, sobre os jurados desta edição do Festival, aqui.

Fiap 2017

/